Foi realizada nesta quarta-feira, 26/4, solenidade de assinatura de acordo de cooperação técnica para a cessão do direito de uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) entre o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e a Amagis.

O acordo foi assinado entre os presidentes do TRF4, desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira, e da Associação, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos. Também participaram da solenidade, que aconteceu por meio virtual, a vice-presidente da Amagis e da AMB, juíza Rosimere das Graças do Couto, o juiz Eduardo Tonetto Picarelli, auxiliar da Presidência do TRF4, a gestora nacional do SEI, Patrícia Valentina, o diretor-financeiro da Emajs, juiz José Martinho Nunes Coelho, o juiz aposentado Fernando Humberto dos Santos e o consultor Gilmar Pedra.

 

O SEI é um sistema de gestão documental totalmente criado e desenvolvido por servidores da Justiça Federal da 4ª Região e está sendo cedido sem custos para a Amagis. Ele permite transferir toda a gestão de processos administrativos para o meio eletrônico. Com a ferramenta, a tramitação de expedientes, desde a criação, a edição e a assinatura até o armazenamento, é realizada em ambiente virtual. Atualmente, está em uso em mais de 400 órgãos públicos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de associações e outras entidades.

Presidente do TRF4 mostra o acordo assinado eletronicamente por ele e pelo presidente da Amagis



De acordo com o presidente da Amagis, o uso do SEI vai aprimorar os processos de trabalho internos da Associação, como também na comunicação e tramitação de documentos com diversos órgãos em Minas Gerais que já utilizam o sistema. “Sou um grande usuário e entusiasta do SEI. Na condição de juiz auxiliar da Presidência do TJMG, que fui há alguns anos, cuidando dos recursos humanos, testemunhei que o SEI foi uma verdadeira revolução para a tramitação documental aqui em Minas. E aqui nossa Associação, que tem mais de 1,5 mil magistrados associados e mais de 8 mil vidas no nosso plano de saúde, vai ser feita também a mesma revolução na tramitação documental. As minhas expectativas são as melhores e minha gratidão é aquela que o mineiro tem sempre, aquela que vamos guardar para o resto da vida, porque não há pagamento possível para isso que estão fazendo por nós. Parabéns por tudo, por esse brilhante trabalho que é o SEI. E muito obrigado pela generosidade com nossa Associação“, disse o juiz Luiz Carlos Rezende e Santos.



A juíza Rosimere das Graças do Couto também agradeceu e enalteceu o trabalho realizado pelo TRF4. “Agradecemos ao Tribunal e à vossa excelência, presidente. Faço um agradecimento especial também ao juiz Eduardo Tonetto Picarelli e à gestora Patrícia Valentina, que prontamente atenderam nossa demanda. Seremos parceiros junto ao Sistema, que será muito bem utilizado aqui na Amagis”, afirmou a vice-presidente da Associação.



O presidente do TRF4 ressaltou que a assinatura de hoje “faz parte de uma cultura do compartilhamento e da cooperação. E, agora, teremos a satisfação de compartilhar o SEI com a Amagis. Temos a certeza de que será uma parceria de longa duração”.

O desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira destacou ainda que o SEI é um sistema desenvolvido por servidores do TRF4, que serve para facilitar a prestação do serviço público, “que é a missão de todos nós, afinal de contas, atendendo bem a população.”

“Esse sistema está difundido hoje pelo Brasil todo, em centenas de órgãos e instituições. Foi desenvolvido justamente com a ideia de digitalizar os procedimentos. Passamos da cultura do papel para a cultura do uso da tecnologia da informação, evitando gastos desnecessários, pois a licença não tem qualquer custo para os usuários, e evitamos impactos ambientais, diminuindo o uso de papel. Essa versão 4.0 está bem modernizada e, vamos cada vez mais, realizando aperfeiçoamentos, pois é tudo feito com a participação dos usuários”, afirmou o desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira.