dsc_0305.jpg
A Amagis assinou, na tarde desta quinta-feira, 13, um acordo de cooperação técnica com a UFMG, que tem como objetivo promover o estudo, a pesquisa e a produção de conhecimento científico destinado a contribuir e a oferecer subsídios para o aprimoramento da prestação jurisdicional da gestão judiciária e da administração da Justiça. O acordo visa a contemplar também as ações concernentes do Plano Estratégico do Poder Judiciário Nacional, instituído pela Resolução 70/09, do CNJ, que exige a reconstrução conceitual e operacional das práticas judiciárias e do exercício da função jurisdicional. O juiz José Martinho Nunes Coelho, diretor Financeiro da Amagis, representou o presidente da Associação, Herbert Carneiro, na solenidade de assinatura do acordo.
O acordo de cooperação técnica foi assinado durante o ‘I Seminário Prunart sobre Administração da Justiça’, realizado na Faculdade de Direito da UFMG, e terá como base empírica os dados e elementos colhidos do diálogo entre a Amagis e o Programa Universitário de Apoio às Relações de Trabalho e à Administração da Justiça (Prunart) da Faculdade de Direito da UFMG, que possui reconhecida produção de conhecimento relacionada à administração da justiça, à participação da sociedade na administração da Justiça e aos meios e técnicas, judiciais e não judiciais, de resolução de conflitos.
Serão promovidos eventos científicos, seminários, encontros, mesas-redondas e instituído espaço acadêmico destinado ao compartilhamento de conhecimento e ao debate interinstitucional acerca de matéria que contemple o objetivo do acordo.
dsc_0293.jpg
A assinatura do acordo precedeu a realização da palestra de encerramento, proferida pelo conselheiro do CNJ Rubens Curado, que falou sobre o tema do “Judiciário e planejamento estratégico”. Na mesma oportunidade, a UFMG assinou acordo, com o mesmo objetivo, com a Associação dos Juízes Federais de Minas Gerais (Ajufemg) e a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 3ª Região (Amatra 3).
Além do diretor financeiro da Amagis, juiz José Martinho Nunes Coelho, compuseram a mesa de honra, a professora e diretora da Faculdade de Direito da UFMG, Amanda Flávio de Oliveira, o professor Antônio Gomes de Vasconcelos, coordenador geral do Programa Universitário de Apoio às Relações de Trabalho da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o diretor cultural da Ajufemg, juiz Renato Prates, e o presidente da Amatra 3, juiz Bruno Alves Rodrigues.
dsc_0297.jpg