O desembargador Edgard Penna Amorim, que se aposentará a partir de maio próximo, participou de sua última sessão da 1ª Câmara Cível do TJMG, nesta terça-feira, 27.
O presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, ressalta o trabalho de Edgard Penna Amorim em prol do interesse público, destacando que sua aposentadoria é uma perda para o Judiciário mineiro. “O desembargador Edgard Amorim é um ícone da Magistratura mineira e sempre se pautou por uma conduta exemplar. Fará muita falta para o Judiciário, mas deixa, para todos nós, o exemplo de magistrado e servidor público abnegado”, afirmou.
Foto: TJMG
Na sessão realizada de forma virtual, colegas, familiares e servidores prestaram homenagem ao magistrado pelos seus mais de 20 anos a serviço do Judiciário.
O presidente Gilson Soares Lemes elogiou a dedicação do desembargador Edgard Penna Amorim em todos os anos dedicados à prestação jurisdicional. “Exemplo ético, de conduta moral ilibada e alto compromisso com as coisas da Justiça”, destacou.
O presidente da 1ª Câmara Cível, desembargador Geraldo Augusto, também salientou o senso de dever do desembargador Edgard Penna Amorim, que procurou “deixar em ordem o acervo sob sua responsabilidade, às vésperas da aposentadoria”.
Os colegas presentes e servidores ressaltaram a relevante atuação do homenageado junto ao Judiciário mineiro.
A filha, Helena Mendes Penna Amorim; a esposa, Cláudia Helena Mendes dos Santos; a mãe, Maria Helena Mendes Moreira Penna e o genro, Rodrigo Mazieiro, também prestaram homenagens.
Na sessão, o desembargador Edgard Penna Amorim lembrou que, antes de ser magistrado, trabalhou como advogado por 16 anos. “Na atuação na Magistratura, sempre me pautei na busca de efetivar o direito. Coerência foi um valor que procurei utilizar em minha jornada na magistratura. Assegurá-la na aplicação da justiça”, disse.
Ele ressaltou ainda: “saio maior se comparado quando entrei no Judiciário e menor no sentido de que poderia ter feito diante da grande demanda apresentada pela população. Os desafios foram grandes e fiz o meu melhor”.
O desembargador Edgard Penna Amorim ingressou na Magistratura pelo quinto constitucional. Foi indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG).
Ele ingressou no TJMG em 2003 e integrava o Órgão Especial, como membro vitalício, desde 2015. Foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais de 2017 a 2018.
*Com informações do TJMG