Em mais uma etapa do projeto de interiorização de suas ações, a diretoria da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) esteve hoje em Passos (Sudoeste de Minas), para inaugurar uma sala no Fórum da comarca. Durante o evento foi feita uma homenagem ao desembargador Kelsen do Prado Carneiro, que dá nome à sala. {mosimage} O presidente da Amagis, juiz Nelson Missias de Morais, falou sobre a importância da interiorização, uma das principais características da atual gestão. “Queremos levar o nome do Sudoeste para todos os rincões do Estado e para fora de Minas Gerais. Estamos caminhando passo a passo, lutando incessantemente por uma justiça mais célere, mais eficaz e mais cidadã. Temos uma grande responsabilidade com a sociedade, pois o Judiciário é a base de sustentação do estado democrático. A Amagis é uma entidade participativa e está se interiorizando cada vez mais. E hoje estamos homenageando um magistrado que é modelo para todos nós, exemplo de ética e conduta moral, uma legenda da magistratura”, afirmou, referindo-se ao desembargador Kelsen Carneiro.

O assessor especial da presidência da Amagis e membro do Conselho Fiscal da AMB, juiz Tiago Pinto, foi o orador oficial da cerimônia. “A Amagis pretende marcar essa sala com o nome de um profissional de raciocínio preciso e decisões justas. Que seu nome seja a inspiração de boas virtudes, a permanência do bom convívio associativo, tão necessário ao exercício da judicatura e da tranqüilidade que deve acompanhar as atividades cotidianas de um juiz”, exaltou.

O juiz Carlos Frederico Braga da Silva, diretor da seccional de Passos, destacou a presença da Associação na comarca. “O objetivo desse encontro é promover a integração dos magistrados e fazer com que a Amagis seja uma ponte entre os juízes de todo o Estado. Estamos muito felizes com a presença dos colegas”, declarou.

O homenageado, desembargador Kelsen do Prado Carneiro, falou sobre sua carreira na magistratura e agradeceu aos colegas de profissão e à esposa, Consuelo. “Fico feliz com a homenagem. Minhas raízes estão nessa região. Sou natural de Alfenas e morei em São Sebastião do Paraíso, onde me casei e constituí família. Participei de quase todas as diretorias da Amagis e sempre acompanhei o empenho e a dedicação da Associação diante de todas as dificuldades. Modestamente, acredito que, com minha trajetória e pelo que fiz, eu, talvez, mereça ter meu nome na sala da seccional de Passos”, disse. A esposa do desembargador recebeu flores entregues pela juíza de Passos, Alessandra Bittencourt.

“A Amagis fez um tributo a um dos que, desde o princípio, acompanhou toda a evolução da Associação”, afirmou o desembargador do TJMG, Sérgio Rezende. Ainda estiveram presentes o vice-presidente Administrativo da Amagis, desembargador José Antonino Baía Borges, o vice-presidente de Saúde, juiz Bruno Terra Dias, o vice-presidente de Aposentados e Pensionistas, juiz Cláudio Barreto de Figueiredo, o 2o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Reynaldo Ximenes Carneiro, o diretor-coordenador regional, juiz Nicolau Lupianhes Neto, da comarca de Alfenas, o diretor do foro da comarca de Passos, juiz Ricardo Bastos Machado, o diretor do Interior da Amagis, desembargador Roberto Sterse, o desembargador Antônio Carlos Cruvinel, e vários juízes da região.


Mariana Bueno e Tatiana Maia, de Passos (MG)