O ministro do STJ Luis Felipe Salomão assumiu, nesta terça-feira, o cargo de corregedor nacional de Justiça para o biênio 2022-2024.

A Amagis felicita o novo corregedor. “Estamos certos de que o ministro  Luis Felipe Salomão, magistrado de carreira com ampla experiência, desenvolverá um trabalho de excelência na Corregedoria Nacional de Justiça. Desejamos a ele e à sua equipe sucesso na condução dos trabalhos no próximo biênio”, afirmou o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos.



Salomão substitui a ministra Maria Thereza de Assis Moura, empossada no cargo de presidente do STJ no último dia 25. Foi nomeado pela Presidência da República para comandar a Corregedoria Nacional de Justiça após ter a sua indicação aprovada por ampla maioria no Plenário do Senado Federal – antes, ele foi eleito por unanimidade pelo Pleno do STJ.

Natural de Salvador, Luis Felipe Salomão é ministro do STJ desde 17 de junho de 2008, com expressiva participação como relator de diversos precedentes relevantes para a consolidação da jurisprudência do Tribunal da Cidadania – especialmente nos julgamentos relacionados ao direito privado. Hoje, preside a Quarta Turma do STJ e é membro da Corte Especial e da Segunda Seção do tribunal.

Antes, Luis Felipe Salomão atuou como promotor de Justiça em São Paulo e, depois, também por concurso público, ingressou na magistratura como juiz substituto. Foi juiz titular da 2ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro e, na sequência, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Além de ministro do STJ, Salomão foi ministro encarregado da propaganda eleitoral nas eleições presidenciais de 2018 e corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas últimas eleições municipais, em 2020.
É diretor do Centro de Pesquisas Judiciais (CPJ) da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).




Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ