Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 21, a cerimônia de formatura dos brigadistas da Amagis. Em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, a Associação dos Magistrados Mineiros realizou o curso de Formação de Brigadistas da Amagis, um grupo organizado por voluntários, treinados e capacitados para atuar em situações de prevenção e combate a princípios de incêndio, práticas de primeiros socorros, abandono da edificação e isolamento de área.

Ao todo, 19 funcionários da Amagis fizeram o curso e se tornaram brigadistas da Associação. O paraninfo da turma foi o diretor da Amagis, juiz José Martinho Nunes Coelho.

Formatura Brigadistas Amagis

O vice-presidente de Saúde da Amagis, juiz em substituição no TJMG, Maurício Soares, representou o presidente da Associação, desembargador Herbert Carneiro, na solenidade. Em seu discurso, o magistrado agradeceu o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais na realização do curso, bem como em demais projetos nos quais a corporação sempre se manifestou solidária e parceira, e fez uma homenagem, em nome de toda a diretoria da Associação, pelos 104 anos da corporação, completados neste mês.

“Sabemos que não é uma tarefa fácil e que só é possível por meio de uma estrutura cada vez mais moderna, constantes investimentos na qualificação de seus profissionais, além de um planejamento permanente. Com méritos e louvor, nossos ‘soldados de fogo’ são dignos da alta confiança depositada pela população e da excelência no atendimento”, disse Maurício Soares.

O vice-presidente da Amagis parabenizou todos os formandos pelo espírito de grupo e o empenho em participar, voluntariamente, do curso e colaborar com a Associação e o bem-estar de todos e ressaltou que, com a formatura, a Amagis está sintonizada com as normas legais e com uma segura e moderna gestão administrativa. “A prevenção e o preparo são fundamentais e são a diferença entre uma pequena ocorrência e uma tragédia, afirmou o magistrado.

O capitão Marcos Vinícius de Assis, que representou o coronel BM Edgar Estevo da Silva na solenidade, destacou a responsabilidade dos brigadistas e a importância dos conhecimentos obtidos. “Os senhores se tornam responsáveis por todos aqueles que transitam nesse prédio. Em caso de incidente, são os brigadistas os últimos a sair da edificação”, disse ele, parabenizando todos os formandos.

O cel PM Alfredo José Alves Veloso, chefe do Gabinete Militar do TJMG, parabenizou a Amagis pela responsabilidade com a segurança e falou sobre a importância da realização do curso e a necessidade de aprender a lidar com situações inesperadas. “Cumprimento os formandos pela iniciativa, coragem e, sobretudo, pelo espírito humanitário de querer ajudar o outro”, afirmou o militar.

Em nome dos formandos, a funcionária Josiane Barrosl agradeceu à Associação “pela oportunidade que deu aos voluntários de aprender a defender a vida, que é nosso bem maior”.

A solenidade foi realizada no auditório da Amagis e contou ainda com as presenças do major Edimar Pinto de Assis, do tenente Felipe Maicel Oliveira, do sargento Fernando Eustáquio dos Santos e da cabo Fabíola Vieira.

Brigadistas da Amagis

Cacia Cirlene Guedes Barbosa

Charles Guimarães Dias

Cristiane Regina Silva Oliveira Martins

Denilson Rodrigues Martins

Edimar de Jesus Arcanjo

Edson Pedro Pereira

Giovanni de Souza Rocha

Jose Camilo

Jose Luiz Oliviera

José Paulino Lira

Josiane Pereira Barros Val

Lais Nepomuceno de souza

Mara Lucia de Carvalho

Marcos Francisco dos Santos

Maria Claudiana Moreira Silva

Marilia Filomena Da Silva Mendonça

Mauricio Ambrosio dos Santos

Saint-Clair Barbosa Costa

Thiago Andrade Raposo