A Amagis homenageou nesta quarta-feira, 21, o coronel PM Marcos Antônio Dias, com a entrega de uma placa em reconhecimento por sua dedicação e cuidado no período de 5 de fevereiro de 2019 a 30 de junho de 2022, quando atuou no Gabinete de Segurança Institucional (GSI), no comando da Coordenação da Polícia Militar do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

coronel-2.jpg

O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, destacou o simbolismo da homenagem prestada em uma Casa altamente democrática e acessível a todas as instituições. Luiz Carlos afirmou que o coronel Dias reúne os mais caros valores de um indivíduo, como lealdade, fraternidade e disponibilidade em servir ao próximo. “Reconhecemos aqui a conduta pessoal e profissional de um militar excepcional, que sempre demonstrou lealdade à sua instituição, aos seus comandados e aos magistrados mineiros, a quem atendeu com prontidão, serenidade e profissionalismo. O trabalho do coronel nos anos em que atuou na Coordenação da Polícia Militar do Tribunal permitiu aos magistrados que desempenhassem seu trabalho com segurança. Por isso, o sentimento da gratidão vai nos acompanhar para sempre”, disse o presidente da Amagis.

O ex-presidente do TJMG e da Amagis, desembargador Nelson Missias de Morais, agradeceu ao coronel Dias pelo tempo que conviveram no Tribunal, quando o magistrado ocupou o cargo de dirigente do Judiciário mineiro. De acordo com Nelson Missias, dentro do TJ, o coronel também desempenhava a função de embaixador da Polícia Militar de Minas Gerais. “Acho muito bonito e nobre quando a pessoa defende vivamente a instituição à qual ela serve. Coronel Dias é um profissional altamente qualificado e ético no exercício das funções e, durante minha gestão, serviu ao Tribunal com absoluta lealdade e honra”, destacou.

O vice-presidente de Saúde e membro da Coordenadoria de Segurança da Amagis, juiz Jair Francisco dos Santos, ressaltou a sensibilidade e a perspicácia do coronel ao lidar com questões sensíveis dos magistrados nos quatro anos em que trabalharam juntos no TJ. “Entre outras, essas qualidades despertaram em mim a mais alta confiança. Nesse período, pude perceber entre os comandados do coronel Dias, além do respeito, a admiração que todos tinham por ele. O líder se sobrepõe à força da disciplina que o cargo pede. E isso não é qualquer um que consegue”, destacou.

Também presente ao encontro, o desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant afirmou que a homenagem perpetua a passagem do militar pelo TJMG. “A homenagem associativa é uma grande distinção dos magistrados mineiros ao profissional que ajudou a formatar o novo modelo de segurança institucional do Tribunal mineiro. Modelo que se expandiu e ganhou o reconhecimento nacional do CNJ. Só tenho a agradecer pelo apoio nessa trajetória vitoriosa”, disse.

O desembargador do TJMMG James Ferreira Santos, integrante da Coordenadoria de Segurança da Amagis, também celebrou a passagem do coronal Dias pelo TJ. “Além de leal, sempre se mostrou disposto a atender com retidão as demandas do Tribunal”, afirmou.

Agradecimento

O coronel PM Marcos Antônio Dias agradeceu a homenagem e afirmou que a placa entregue pela Amagis ocupará o lugar de mais alta honra para mostrar a grandeza de atuar no Tribunal mineiro, ao lado dos magistrados presentes ao encontro. O militar relembrou os desafios enfrentados durante sua passagem pelo TJ e as conquistas obtidas no período. “Em todo meu trabalho, nunca fiquei sem diretrizes. Estive ao lado desses grandes magistrados, altamente capacitados, que me deram a segurança e a confiança necessárias para executar as funções e honrar o cargo que ocupei. Contem sempre com minha amizade. Foi uma honra trabalhar com cada um dos senhores”, afirmou.


Participaram também da homenagem o tenente-coronel Didier Ribeiro Sampaio, a tenente Mariana Tolentino e o sargento Félix.