A Amagis homenageou o desembargador Rúbio Paulino Coelho, presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG), que está encerrando o seu mandato à frente da Corte militar. Recepcionado na Associação nesta terça-feira, 19/3, o magistrado foi homenageado em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em favor do Judiciário, da sociedade e da Magistratura
 

Para marcar a ocasião, o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, e a vice-presidente Administrativa, juíza Rosimere das Graças do Couto, entregaram ao desembargador Rúbio uma placa com os seguintes dizeres:

“A Magistratura mineira reconhece e homenageia a profícua gestão de Vossa Excelência na Presidência do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), no biênio 2022/2024, no qual deixa legado de liderança exemplar e de trabalho em prol do interesse público, da sociedade e da prestação jurisdicional de excelência”.

 

O presidente da Amagis destacou a boa convivência que a Diretoria da Associação tem com o Tribunal Militar e a acolhida de toda a Direção do TJMMG durante este período. “O desembargador Rúbio tem uma postura de acolhida incrível. Se em algum momento os colegas da Justiça Militar estiveram mais distantes de nossa Associação, esse momento não existe mais. E muito se deve a essa postura de abertura e confiança recíproca”, disse. 

De acordo com Luiz Carlos, em um país em que se discute a necessidade de uma Justiça especializada, deve-se valorizar uma prestação jurisdicional eficiente e é papel da Associação celebrar e marcar o momento de passagem de cada um. “Festejamos hoje esse pôr do sol da gestão do desembargador Rúbio que teve uma gestão digna, de um homem probo e fraterno. Em nome da Diretoria da Amagis, gostaria de dizer muito obrigado por todo o trabalho desempenhado, junto de sua Diretoria, que prestou contribuição inestimável ao Judiciário mineiro”.

 

A vice-presidente Administrativa, juíza Rosimere das Graças do Couto, parabenizou o desembargador Rúbio Paulino e agradeceu o auxílio desempenhado pelo magistrado nas demandas apresentadas pela Amagis. "Tudo que a Associação levou ao TJMMG, o desembargador Rúbio Paulino ajudou a resolver com todo carinho e tranquilidade. Isso foi muito importante para nós e demonstra a agregação da Justiça Militar aqui na Associação”, disse Rosimere

 Agradecimento

Agradecendo a homenagem recebida, o desembargador Rúbio Paulino Coelho destacou que a Justiça Militar nunca se sentiu tão acolhida no Poder Judiciário graças à aproximação com a atual Diretoria da Amagis, proporcionando uma convivência fraterna. “A Justiça Militar se sente engrandecida com essa homenagem que não é somente minha”, disse o desembargador.

O magistrado afirmou que a homenagem recebida é momento ímpar para a Justiça Militar e que esta é a maior honraria recebida ao logo de sua carreira na Magistratura. “Nesses 21 anos, tive muitos reconhecimentos, mas receber uma homenagem do amigo Luiz Carlos, em nome da Diretoria dessa Associação respeitadíssima, vale muito para mim e para a Justiça Militar mineira”, agradeceu Rúbio.

 

O encontro contou com a presença de diversos magistrados estaduais e da Justiça Militar, entre eles o próximo presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais para o biênio 2024-2026, desembargador Jadir Silva, que tomará posse nesta quinta-feira, 21/3.
 
Trajetória

O desembargador Rúbio Paulino Coelho é natural da cidade de Diamantina. Casado com a senhora Roseli Ferreira de Aguiar Coelho, tem três filhos e quatro netos. É filho do coronel veterano Geraldo da Costa Coelho (in memorian) e da senhora Ruth Paulino Fonseca Coelho.

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Coronel da Polícia Militar de Minas Gerais, tendo sido declarado aspirante a oficial no ano de 1978.

Presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais no biênio 2022/2023, já atuou como Corregedor da Justiça Militar de Minas Gerais; Vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais; Vice-presidente da Associação dos Magistrados das justiças militares estaduais – região sudeste; e Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais.

Nova administração do TJMMG

A nova administração do TJMMG (biênio 2024-2026) será composta pelos desembargadores Jadir Silva (presidente); James Ferreira Santos (vice-presidente); Sócrates Edgard dos Anjos (corregedor) e Fernando José Armando Ribeiro (ouvidor). A juíza Daniela de Freitas Marques, que tem mandato de dois anos à frente da Ouvidoria da Mulher, segue no cargo. A posse da nova diretoria será realizada no dia 21 de março, às 17h, no Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).