Foi realizada na noite desta quinta-feira, 17, a sétima edição da homenagem da Amagis aos magistrados aposentados. Neste ano, foram homenageados 21 magistrados que se aposentaram em 2016. A homenagem é uma manifestação de reconhecimento e gratidão pelos anos dedicados à causa da Justiça e pela valiosa contribuição para a melhoria do Judiciário.
Em seu discurso, o presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, ressaltou que a homenagem não é apenas da Associação e da Magistratura, mas de toda a sociedade, que foi a principal beneficiária da renúncia e do esforço dedicado de cada um dos juízes e desembargadores.
“O exemplo dos senhores e das senhoras reafirmou e dignificou a Magistratura, pautando-se sempre pela ética, democracia e a cidadania.Temos que seguir esse modelo e continuar, porque a construção de um País mais justo e humano está acima de mudanças de ocasião. Nós, magistrados, especialmente os mais novos, os teremos como referencial de seriedade, trabalho e compromisso”, disse o presidente da Amagis.
Desafios
Maurício Soares destacou o atual cenário pelo qual passa o país, que desafia a autonomia do Judiciário e a união e a integração da Magistratura. De acordo com o presidente, a Amagis está, e continuará, atenta e vigilante para impedir retrocessos constitucionais e institucionais. “Rejeitaremos quaisquer manobras de vinculação de prerrogativas a problemas fiscais do País. O evento de hoje é também uma manifestação contrária a essas investidas”, disse Soares, referindo-se a projetos no Congresso Nacional, que ameaçam a independência e a autonomia dos magistrados, criminalizando a atividade judicante, e atropelam diretos e garantias fundamentais de toda a população brasileira.
Ainda durante a solenidade, Maurício Soares reafirmou as bandeiras da Amagis em defesa do tratamento isonômico entre magistrados de 1º e 2º graus e aposentados. “Manteremos a defesa intransigente do resgate da paridade e da integralidade entre ativos e aposentados, com empenho total na aprovação de projeto que reconheça e valorize o tempo de permanência na carreira. A proposta é o meio mais seguro de resgatar o sentido de carreira na Magistratura”, disse o presidente da Associação. (Leia aqui o discurso na íntegra)
Gratidão
Em nome dos homenageados, o juiz Juarez Morais de Azevedo parabenizou a todos e agradeceu a homenagem recebida. De acordo com ele, os magistrados aposentados deixam seu legado e exemplo, e cabe agora às novas gerações continuar, transformar, preservar ou fazer evoluir esses exemplos. “A causa da Justiça é maior do que qualquer um que a exerça. Nós fizemos a nossa parte. Como nos ensinou William Shakeaspeare, não existe maior legado do que a honestidade. Isso nós deixamos aos que virão”, afirmou.
Juarez Morais foi juiz criminal e de execução e durante seu discurso abordou a atual legislação de Execução Penal, segundo ele, adequada e garantista, “mas que sucumbe de uma estrutura penitenciária caótica e criminógena, que não está sob a égide do Poder Judiciário”. O magistrado continuou afirmando que a Justiça acaba por ser culpada por problemas que não são de sua alçada, mas de instituições que deveriam fazer sua parte. “Somos o remédio, não a infecção, somos os que desejam a solução, não os que criam diversionismos e atalhos para que nada se resolva”. Para o magistrado, o Poder Judiciário está fazendo sua parte e isso é motivo de orgulho. (Leia o discurso na íntegra)
Veja abaixo a lista dos homenageados:
Rogério Alves Coutinho - Desembargador
Márcia de Paoli Balbino - Desembargadora
Wagner Guerreiro - Juiz
Antônio Belasque Filho - Juiz
Juarez Morais de Azevedo - Juiz
Juarez Raniero – Juiz
Edilson Rumbelsperger Rodrigues – Juiz
José Donizeti Franco – Juiz
Antônio Carlos Dias de Aguilar - Juiz
Luiz Tadeu Dias - Juiz
Juscelino José de Magalhães - Juiz
Nilseu Buarque de Lima - Juiz
Vera Vasconcelos Barbosa de Alvarenga - Juíza
Clovis Cavalcanti Piragibe Magalhães - Juiz
Aida Oliveira Ribeiro - Juíza
José Maria dos Reis - Juiz
Mariza de Melo Porto - Desembargadora
Simonne Andréa Silva - Juíza
Beatriz da Silva Takamatsu - Juíza
Antônio Sérvulo dos Santos - Desembargador
Eduardo Mariné da Cunha – Desembargador
Veja as fotos: