Foi criada na manhã desta terça-feira, 22, pelo presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, a Coordenadoria de Infância e Juventude da Associação, implementada pela nova Diretoria com o intuito de articular junto a setores específicos do TJMG, como a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal (Coinj), e de outros órgãos, inclusive do Poder Executivo, a consecução dos objetivos elencados no Estatuto da Criança e do Adolescente. A ideia é promover e apoiar a promoção do princípio da proteção integral e da primazia do interesse da criança e do adolescente, por meio do desenvolvimento de notas técnicas, capacitações e orientações aos magistrados e magistradas de Minas Gerais.
A juíza Riza Nery foi designada coordenadora pelo presidente Luiz Carlos. Ela parabenizou a iniciativa da atual gestão da Amagis em criar coordenadorias que auxiliem os colegas em suas funções, fortalecendo a Magistratura mineira. “A nossa Associação, mais uma vez, por meio dessa iniciativa, se coloca à disposição no sentido de ver junto aos colegas onde estão os problemas e ajudar”, afirmou. De acordo com Riza Nery, à frente da Coordenadoria de Infância e Juventude, a expectativa é apoiar os colegas que atuam na área da infância e juventude, na capital e no interior, além de apoiar a Coinj, do TJMG.
Foram nomeados como integrantes da Coordenadoria os juízes Ricardo Rodrigues de Lima (Juiz de Fora); Thiago França de Resende (Contagem); Túlio Naves (Pouso Alegre); Eliseu Fonseca (Montes Claros); e Vinícius de Ávila Leite (Patos de Minas). Prestigiou a reunião de implementação da Coordenadoria o juiz Rodrigo Márcio de Souza Rezende.