A Amagis inaugurou, nesta quinta-feira, 22 de agosto, sua 30ª Seccional na Comarca de Caratinga, no Vale do Rio Doce. O objetivo é ampliar a presença da Associação no interior de Minas Gerais. A nova unidade abrange, além de Caratinga, as comarcas de Raul Soares, Ipanema e Rio Casca, reforçando o compromisso da Amagis em estreitar os laços com magistrados e magistradas em todas as regiões do estado de Minas Gerais.

 

O evento foi conduzido pelo presidente da Associação, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, que nomeou os integrantes da Seccional, composta pelo juiz Alexandre Ferreira (Diretor), juíza Luciana Mara de Faria (Secretária) e juiz Consuelo Silveira Neto (Tesoureiro). Luiz Carlos destacou a importância da expansão das seccionais para a atuação da Amagis e falou de sua alegria em inaugurar a unidade em Caratinga. “A inauguração desta Seccional é um marco para a Amagis porque representa nossa constante busca por uma presença cada vez mais ativa e eficiente junto aos magistrados do interior. Nosso objetivo é estar sempre próximo do juiz e da juíza, oferecendo o apoio necessário para o exercício da Magistratura, independentemente da localização dos colegas”, disse.

Veja aqui mais fotos do evento.

O magistrado falou ainda das memórias e do carinho que tem pela cidade. "Caratinga é uma cidade muito presente em minha memória", disse ele lembrando de, quando ainda era criança, seu pai, o juiz Fernando Humberto, então representante comercial, ia de Belo Horizonte à Região do Vale do Rio Doce visitar seus clientes. "Ele saia de minha casa por volta das 4h da madrugada e, ao se despedir, dizia que iria vir para Caratinga e traria, na volta, um presente pra mim. Eu ficava na expectativa. E isso é muito vivo na minha mémória", lembrou.

O presidente falou ainda sobre nomes ilustres, filhos da terra, entre eles Ziraldo, e diversos desembargadores do TJMG que nasceram e estiveram na cidade, como o desembargador Maurício Torres Soares e Carlos Roberto de Faria, presentes na solenidade. "Caratinga hoje é o que é graças ao esforço e à dedicaço de muitos que ajudaram a construir a Justiça aqui. Faltava, aqui, a presença constante da nossa Associação e eu espero que a Justiça de Caratinga se sinta ainda mais completa", concluiu ele, agradecendo o empenho de todos na instalação da nova Seccional.

Parceria

A vice-presidente Administrativa da Amagis, juíza Rosimere das Graças do Couto, ressaltou a importância da iniciativa que mantém um diálogo próximo com os magistrados e magistradas de todas as regiões do Estado. “Em cada inauguração, como esta, reafirmamos nosso compromisso de sermos uma entidade presente e atuante, capaz de atender às demandas específicas de cada comarca mineira”, disse. Segundo ela, a presença da Seccional busca não apenas fortalecer a representatividade da classe, mas também oferecer suporte e promover a integração entre os magistrados locais. "A Amagis, hoje, está agradecida pela confiança dos juízes e juízas na nossa gestão. A Seccional é fruto dessa união e dessa parceria" afirmou.

Para o diretor da Seccional, juiz Alexandre Ferreira, a nova unidade tem um grande significado para a Comarca de Caratinga. "Ela simboliza a deferência da Amagis com seus associados no interior e, em especial, com os juízes e juízas das comarcas de Caratinga e região. Nos sentimos mais importantes e valorizados perante nossa Associação", disse ele, ressaltando que a unidade tem toda a estrutura necessária para receber os associados e associadas. "É um ambiente propício para conversar e estreitar os laços de amizade, fortalecendo o sentimento de união e pertencimento à Magistratura".

Alexandre Ferreira agradeceu à toda a diretoria da Amagis. "Se a Magistratura mineira, hoje, está mais valorizada, não há dúvida de que todas essas conquistas tiveram início ou foram encampadas pela Amagis, que conta com o incansável esforço e a liderança de nosso presidente Luiz Carlos na defesa dos juízes e juízas mineiras", concluiu.

Gratidão

Tesoureiro da Seccional, o juiz Consuelo Silveira Neto falou sobre a gratidão. De acordo com ele, a inauguração da nova seccional, aliada a outras conquistas, como a inauguração do Fórum e a instalação da Turma Recursal e de duas novas varas na comarca, constituem um marco que representa a grandeza de Caratinga. "A Seccional da Amagis não se resume apenas a uma sala de reunião de juízes, mas representa mais um degrau no reconhecimento de que Caratinga, hoje, está entre as maiores comarcas de Minas Gerais", afirmou.

Consuelo Neto também destacou a importância dos grandes nomes que já passaram por Caratinga e, pela comarca, não mediram esforços. Ele agradeceu todo o trabalho e a dedicação da gestão da Amagis na pessoa de seu presidente Luiz Carlos e da vice-presidente, juíza Rosimere das Graças do Couto. "A gratidão dá sentido ao nosso passado, traz paz para o hoje e cria uma visão para o amanhã. Muito obrigado", disse.

Diretor do foro de Caratinga, o juiz Jorge Arbex agradeceu à Amagis pela criação da Seccional que, segundo ele, aproxima ainda mais o magistrado da Associação. "Ter esse contato direto com a Diretoria nos traz mais tranquilidade para trabalhar", disse. O magistrado apresentou um balanço da comarca com números significativos em comparação com outras comarcas. De acordo com ele, a busca por melhores condições de trabalho começa com a instalação da nova unidade da Associação. "Agradeço à Amagis, aos meus pares e a todos que estiveram presentes aqui", disse.

Filho de Caratinga, o desembargador Maurício Torres Soares afirmou que a cidade tem uma grande relevância e, em razão de sua representatividade na região, merecia ter uma unidade da Amagis."Fico muito feliz e honrado em presenciar a instalação da 30ª seccional da Associação aqui".

Presente na solenidade, o juiz Geraldo Lins de Sales, representou os magistrados aposentados no evento. Ele exerceu a judicatura em Caratinga por sete anos, entre 1991 e 1998. Atualmente, mora na cidade junto de seu filho, o delegado Regional da Polícia Civil de Caratinga, Ivan Lopes Sales, que esteve presente na solenidade. "Ter uma seccional da Amagis na cidade é importantíssimo, porque valoriza a comarca e, consequentemente, os magistrados e magistradas que estão aqui e os que virão. A iniciativa é um reconhecimento do trabalho desses juízes e juízas", afirmou.

Homenagem

Durante a solenidade, os juízes de Caratinga homenagearam o presidente da Amagis com a entrega de uma placa com os dizeres: "A Comarca de Caratinga tem a honra de homenagear o Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito e Presidente da Amagis, Luiz Carlos Rezende e Santos, pela instalação da 30ª Seccional da Amagis em Caratinga. Esperamos que V. Exa. continue colhendo os frutos pelo seu trabalho, bem como o merecimento por tudo que faz. Receba nossa gratidão e admiração".

A criação da 30ª Seccional da Amagis foi definida pela Portaria nº 11/2024 da Amagis.

Compuseram a mesa do evento o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; o diretor da 30ª Seccional da Amagis, juiz Alexandre Ferreira; o diretor do Foro da comarca de Caratinga, juiz Jorge Arbex Bueno; o desembargador Maurício Torres Soares, ex-presidente da Amagis e do TRE-MG; o desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, ex-presidente do TRE-MG, presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil e diretor de patrimônio da Amagis; o desembargador Carlos Roberto de Faria; a juíza Rosimere das Graças do Couto, vice-presidente Administrativa da Amagis; a juíza Luciana Mara de Faria, Secretária da 30ª seccional da Amagis; o juiz Consuelo Silveira Neto, tesoureiro da 30ª seccional da Amagis; o juiz José Antônio de Oliveira Cordeiro, da 1ª Vara Cível de Caratinga; o juiz Anderson Fábio Nogueira Alves, da 2ª Vara Cível de Caratinga o juiz Cleiton Luis Chiodi, da 3ª Vara Criminal e do Tribunal do Júri de Caratinga; o juiz Max Wild de Souza, do Jesp de Caratinga; o juiz Jonatas Rodrigues de Freitas, da Justiça do Trabalho de Caratinga; o juiz Geraldo Lins de Sales, representando os magistrados aposentados; o promotor Thiago Belém Ferreira, coordenador do Ministério Público em Caratinga; o defensor Igor Thiago Batista Cupertino, coordenador da Defensoria Pública de Caratinga; o advogado Samuel André Carlos Franco, presidente da Subseção da OAB de Caratinga; o delegado Ivan Lopes Sales, delegado Regional da Polícia Civil de Caratinga; o tenente coronel PM Edivaldo Ramos Fernandes, comandante do 62º Batalhão da Polícia Militar.

Também prestigiaram o evento outros magistrados da região, advogados, servidores, estagiários e integrantes da comunidade de Caratinga em geral.

Congresso

O presidente da Amagis convidou todos os magistrados e magistradas a participarem do Congresso da Magistratura Mineira 2024, que ocorrerá entre os dias 19 e 21 de setembro, em Belo Horizonte. Faça aqui sua inscrição.

O encontro contará com a participação de juristas renomados, e abordará ampla gama de assuntos, desde questões jurídicas até temas de grande impacto social, como inteligência artificial e inovações tecnológicas, meio ambiente, sustentabilidade, desenvolvimento socioeconômico, direitos humanos, criminologia, além de literatura, artes e humanidades no cotidiano de quem exerce a função de julgar.

Confraternização

Após a solenidade, os magistrados e magistradas participaram de uma confraternização com a diretoria da Amagis, celebrando mais este passo significativo para o fortalecimento da Magistratura mineira.

Apac

Antes do evento, o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos, e o desembargador Octavio Boccalini estiveram na Apac de Caratinga, acompanhados do juiz Consuelo Neto, da 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais. Eles foram recebidos pela gerente-geral da unidade, Adriana Luppis, e visitaram as instalações, que contam com oficinas, salas de aula, biblioteca, marcenaria, cursos profissionalizantes, hortas, padaria, entre outros. As atividades na APAC de Caratinga se iniciaram em 2010, com a chegada dos primeiros recuperandos.

Veja aqui mais fotos.