retratonelsonmissias.jpgEm solenidade realizada no início da noite desta sexta-feira, 2, foi inaugurada a foto do desembargador Nelson Missias de Morais na galeria de ex-presidentes da Amagis.

O presidente em exercício, desembargador Herbert Carneiro, abriu a solenidade e falou da emoção de participar, na condição interina de presidente, na companhia das demais autoridades, da inauguração. “A foto de Nelson Missias encerra um simbolismo muito grande de consagração e reconhecimento da magistratura mineira e brasileira. Nelson Missias é um grande líder, um grande administrador, que, com certeza, marcou um tempo e uma época em sua gestão à frente da Amagis. Tenho, para mim, que a maior qualidade, aquela que deve ser enaltecida na personalidade, no caráter e na singularidade de Nelson Missias, é a dedicação dele em tempo integral, permanentemente, em favor do maior patrimônio do Poder Judiciário: os juízes”, afirmou.

“Dizem que se mede um homem pela estatura de seus inimigos. Mas aqui não temos inimigos. Podemos dizer, portanto, que se mede um homem pela estatura de seus amigos e daqueles que o acompanham. Aqui já começamos a ter uma medida boa. Existem ainda outras, como as de seu legado e, sobretudo, daquilo que permanece quando ele vai de uma fase de sua vida para outra. E Nelson foi de presidente da Amagis a secretário-geral da AMB e podemos olhar, após a passagem dele como presidente da Amagis, não apenas as obras materiais que deixou, mas a principal obra que é a do redimensionamento político da magistratura mineira. Um homem pode ser medido também pela família que ostenta. Este é um ambiente fraterno de reconhecimento das grandes medidas desse homem, afirmou o presidente da Amagis, juiz Bruno Terra, que esteve presente ao lado do presidente em exercício da Amagis. Segundo ele, sua presença teve múltiplos significados. “Ninguém faz nada sozinho. O exercício legitimo da presidência exige que tenhamos um passado de ombros fortes que nos sustenta. Exige que tenhamos parceiros tão sólidos quanto os ombros que nos sustentam. Exige que tenhamos o olhar para o futuro. É esse o simbolismo de um momento tão curioso: o presidente em exercício da Amagis e o presidente, bem como os não menos presidentes Nelson Missias, Reynaldo Ximenes e Nelson Calandra. Isso significa, antes de mais nada, fraternidade, porque quando um fala, fala em nome da magistratura. Todos aqui somos a mesma representação dessa pessoa institucional que é a magistratura brasileira, disse.

O orador oficial da solenidade, desembargador Reynaldo Ximenes, ex-presidente da Amagis e assessor especial da Presidência da Associação, destacou as dificuldades pelas quais passa a magistratura atualmente e a importância do papel das associações. De acordo com o magistrado, “Nelson Missias colocou a Amagis como defensora intransigente da magistratura mineira e de suas prerrogativas. Sinto muita alegria em ver que, nessa época pela qual estamos passando, um exemplo como o do Nelson está sendo valorizado. Essa é uma demonstração de que o magistrado quer respeito pela magistratura e é o que o nosso presidente atual, Bruno Terra, continua a fazer”, afirmou.

O presidente da AMB, desembargador Nelson Calandra, parabenizou os magistrados mineiros e agradeceu a todos que permitiram a realização desse momento. “Meu pensamento se volta aos pais do Nelson Missias, esse brasileiro invulgar, amigo invulgar, aqueles que deram a ele essa educação, esse desafio de vida, para que nós pudéssemos viver esse momento. Estamos inaugurando uma fotografia de alguém que foi capaz de expor sua carreira e sua vida para liderar a magistratura heróica de Minas”, disse. Calandra parabenizou Nelson Missias pela coragem com a qual dirigiu a Amagis e defende, até hoje, as prerrogativas da magistratura mineira e brasileira.

retratonelsonmissias1.jpgA vice-presidente de Interiorização da AMB e diretora-secretária da Amagis, juíza Maria Luíza Assunção, fez uma homenagem ao desembargador Nelson Missias em nome dos juízes da comarca de Uberlândia. Maria Luíza, que foi vice-presidente de Interior da Amagis na gestão do desembargador Nelson Missias, agradeceu ao magistrado pelo valor que ele sempre deu aos juízes do interior. “Você irá receber a melhor das recompensas que é a consciência do dever cumprido, a paz e, principalmente, a sua felicidade junto aos seus”, afirmou.

Nelson Missias agradeceu a todos os presentes. “Hoje é um dia muito feliz, porque estou reencontrando amigos de verdade e encerrando um ciclo através de um símbolo que é minha fotografia na galeria de ex-presidentes. Vivenciamos três anos na Amagis e só conquistamos avanços porque trabalhamos em equipe. Éramos uma equipe muito unida e a gestão foi compartilhada com todas. Por isso, fico até constrangido em ver apenas meu retrato na galeria. Gostaria que toda a diretoria estivesse ali, ao meu lado”, afirmou. Nelson Missias rendeu homenagens à esposa e aos filhos. Heloisa Fernandes Morais também foi homenageada pela Amagis com a entrega de um buquê de rosas.

Magistrados de diversas regiões do estado, além da capital, compareceram ao evento, que foi realizado no parque esportivo da Amagis.