Foi inaugurada nesta quarta-feira, 5, a foto do juiz Bruno Terra Dias na galeria de ex-presidentes da Amagis. A solenidade foi aberta pelo presidente da Associação, desembargador Herbert Carneiro, que falou da importância da inauguração do retrato na memória da Associação e “em homenagem à profícua contribuição associativa de Bruno Terra como presidente da Amagis, gestão na qual alcançamos avanços significativos na trajetória de lutas, com a qual todos nós, ativos e inativos, temos compromissos”, afirmou. Herbert Carneiro citou os principais avanços obtidos na gestão do juiz Bruno Terra entre eles a criação da comissão de Apoio às Condições de Trabalho da Magistratura; a pesquisa inédita sobre segurança nos fóruns e a importante articulação pela criação da Frente Parlamentar de Valorização da Magistratura. Herbert Carneiro destacou ainda as reformas realizadas no 1° e 6° andares da sede da Amagis, em Belo Horizonte, e no salão de Festas; da criação da homenagem aos aposentados e do programa Amor à Vida, com intuito de promover a saúde preventiva. “Em nome da magistratura mineira, agradecemos ao presidente Bruno Terra por ter dignificado a carreira e a classe”, disse.
Para o ex-presidente, este é um momento de agradecimento. “A importância maior de estar aqui hoje reside no fato de poder agradecer a todos que a mim confiaram a missão da representação da magistratura e a todos que se puseram como críticos auxiliando a enxergar os melhores caminhos. Enxergo esse momento, portanto, como mais uma oportunidade de agradecimento. É inigualável a experiência e a responsabilidade da confiança de toda uma classe e uma classe tão apurada e exigente quanto a magistratura mineira” , disse.
A cerimônia, que marcou os 59 anos da Amagis e o início das comemorações dos 60 anos, contou com a bela participação do Coral da Amagis, regido pelo maestro Marco Antônio Moreira da Silva e coordenado pelos desembargadores Guilherme Luciano Baeta Nunes e Armando Pinheiro Lago.
Compuseram a mesa de honra da solenidade, além do presidente Herbert Carneiro, e do ex-presidente e homenageado juiz Bruno Terra, o corregedor-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais desembargador Antônio Sérvulo dos Santos, e o diretor da revista Amagis Jurídica, juiz Gilson Soares Lemes.
Trajetória
Natural de Belo Horizonte, o juiz Bruno Terra Dias é casado com Stella Maria Machado Bethonico Terra, com quem tem três filhos (José Francisco, Maria Tereza e Maria Clara). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1985, exerceu as funções de advogado, delegado de polícia e promotor de justiça no Estado de Minas Gerais. Ingressou na magistratura em 1990 e atuou nas comarcas de Espinosa, Raul Soares, Januária, Ubá, Montes Claros e Belo Horizonte. Presidiu a Amagis no triênio 2010/2012. É titular da 22ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte.
É membro efetivo do Instituto dos Advogados de Minas Gerais e do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Integrou a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), órgão da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais. Também foi coordenador do Programa Casas de Justiça e Cidadania, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e membro da Comissão Organizadora da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social. É cidadão honorário das seguintes cidades mineiras: Espinosa, Mamonas, Montes Claros, Matias Cardoso e Uberaba.
Site e Revista
Ainda nesta quarta-feira, a diretoria da Associação inaugurou o novo site da Amagis e lançou a 10ª edição da Revista Amagis Jurídica.