A Amagis inaugurou, nesta terça-feira, 18, a sala de sua 5ª seccional, instalada no fórum da Comarca de Uberaba, no Triângulo Mineiro. O espaço passa a ter o nome do ex-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Sérgio Antônio de Resende, homenageado com a instalação de uma foto no local. A homenagem a Sérgio Resende foi decidida por unanimidade entre os juízes da comarca.
Em seu discurso, o presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, lembrou que uma das muitas realizações do desembargador Sérgio Resende à frente do TJ foi a construção do novo prédio do fórum de Uberaba, que é um edifício moderno, por suas instalações sustentáveis e acessíveis, e um espaço digno para receber o cidadão e para que os profissionais da Justiça trabalhem com mais conforto e segurança.
“Porém, em todas e quaisquer homenagens que vossa excelência, merecidamente, receber, sempre irá, por justiça e reconhecimento, alcançar o conjunto de toda sua obra judicante de magistrado vocacionado e de gestor qualificado, moderno e arrojado, que bem soube dirigir o mais alto cargo do Judiciário mineiro, combinando transparência, austeridade e investimento”, destacou o presidente da Amagis.
O diretor da seccional da Amagis, juiz Fausto Bawden de Castro Silva, observou que, durante a gestão na presidência do TJMG, o desembargador Sérgio Resende atuou de forma a fazer a diferença, praticando atos de coragem com responsabilidade, mudando os rumos da história da Justiça mineira, o que o “torna titular detentor de todos os méritos e merecedor de todas as honras”.
O homenageado falou de sua trajetória na Magistratura, da época em que foi presidente do Tribunal e das dificuldades das comarcas do Estado, quando se empenhou em instalar novas varas, na construção de novos prédios e na criação de comarcas e cargos de juízes. “Fui da criação da Amagis e é uma honra muito grande receber esta homenagem da Associação, uma entidade fantástica que cresceu muito e une toda a Magistratura”, disse Sérgio Resende.
Participaram ainda da homenagem o desembargador aposentado Nilson Reis, presidente do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG), e os juízes da Comarca de Uberaba, Fabiano Rubinger (diretor do foro da comarca), Lúcio Eduardo de Brito, João Rodrigues dos Santos Neto, Habib Felippe Jabour, Nelzio Antônio Papa Júnior, Ricardo Cavalcante Motta, Fabiano Garcia Veronez, Adelson Soares de Oliveira, Jurandir Sebastião (aposentado), Narcisio Alvarenga Monteiro de Castro, Luiz Augusto de Sousa Melo, as juízas Régia Ferreira de Lima, Letícia Resende Castelo Branco, Andreísa de Alvarenga Martinoli Alves, Cinthia Fonseca Nunes Junqueira de Moares, e o juiz da Comarca de Sacramento, Stéfano Renato Raymundo.
5ª Seccional da Amagis
Diretor: Juiz Fausto Bawden de Castro Silva
Tesoureiro: Juiz Fabiano Rubinger de Queiroz
Secretário: Juiz Lúcio Eduardo de Brito
Comarcas que compõem a 5ª Seccional: ARAXÁ, CAMPINA VERDE, CONCEIÇÃO DAS ALAGOAS, CONQUISTA, FRUTAL, IBIÁ, SACRAMENTO, UBERABA