A Diretoria da Amagis inaugurou, na tarde desta terça-feira, 4, a sala da 29ª Seccional da Associação, na Comarca de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A iniciativa visa ampliar as atividades da Amagis, além de criar novo espaço de apoio aos magistrados mineiros.

Antes de descerrar a placa de inauguração, o presidente da Associação, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, destacou sua relação com a Comarca de Contagem e a alegria que sente em poder inaugurar uma seccional no local. De acordo com ele, é mais um espaço para os magistrados ampliarem o debate, trazerem questões relevantes e promoverem a confraternização.

“O período de pandemia nos mostrou o quão importante é estarmos juntos e termos essa oportunidade é muito gratificante. Tenho pessoas preciosas que passaram por aqui, entre elas meu pai, juiz Fernando Humberto dos Santos. Conheço todos vocês e é uma emoção estar hoje inaugurando a Seccional da Amagis em Contagem”, disse o presidente. Em reunião com os juízes, Luiz Carlos tratou de temas relevantes e das ações que têm sido desenvolvidas pela Diretoria da Amagis na defesa constante e intransigente dos diretos e prerrogativas da classe.

O desembargador Tiago Pinto, que já foi juiz em Contagem, acompanhou a Diretoria da Amagis na inauguração e parabenizou o presidente Luiz Carlos por sua dedicação e vocação classista. “O movimento de classe é muito importante porque promove o relacionamento entre os magistrados. Nós convivemos muito e a Magistratura mineira é uma família. Hoje, a Amagis entrega à comarca um lugar de harmonia, tão importante para a atividade do juiz. Por isso, quero parabenizar o Luiz Carlos pela iniciativa e vocação que tem”, afirmou o desembargador.

A diretora da Seccional, juíza Luciana Nardoni, expressou sua gratidão ao juiz Luiz Carlos e a toda a Diretoria da Amagis. “Somos todos passageiros aqui. Seja por questões de carreira ou pela própria finitude do ser humano. Mas esse momento é definitivo e representa o reconhecimento da importância da Comarca de Contagem. Estamos muito gratos pela inauguração da Seccional”, afirmou.

Para a juíza Cristiane Soares de Brito, secretária da Seccional, a iniciativa vem ao encontro do espírito do presidente Luiz Carlos, “no sentido de que precisamos compartilhar bons momentos e nos encontrar, sobretudo diante de nossa profissão que muitas vezes é tão solitária. Estamos muito felizes com a nossa Seccional”, disse.

 

O juiz Leonardo Lima Públio, tesoureiro da Seccional, falou sobre a importância em ter um local de integração para os juízes. “Além de agregar os colegas, a Seccional é um lugar importante porque possibilita o diálogo, a comunicação entre os juízes e a troca de experiências, o que alivia muito a carga de trabalho. Estamos muito felizes e gratos pela iniciativa da Amagis na Comarca”, disse.

O diretor do foro de Contagem, juiz Marcos Alberto Ferreira, também agradeceu e parabenizou a Amagis pela iniciativa. “A Seccional vem para somar e agregar os magistrados, além de nos auxiliar no contato e na comunicação com demais juízes de outras comarcas. Esta é uma reivindicação antiga e que hoje estamos conseguindo por meio do trabalho desenvolvido pelo nosso presidente Luiz Carlos”, afirmou.

Braço social da Magistratura

A diretora de Apoio a Obras Sociais da Amagis, juíza Marli Maria Braga Andrade, que também é presidente do Núcleo de Trabalho e Integração Social (Nutris), participou da solenidade e apresentou aos juízes o trabalho desenvolvido pela instituição, mantida com apoio da Magistratura mineira e que atende, atualmente, a cerca de 300 crianças e adolescentes de famílias de baixa renda, proporcionando a elas saúde, alimentação, atividades de estimulação psicopedagógica, psicomotora, cognitiva e afetiva. A juíza Marli convidou os colegas a conhecerem as instituições e colaborarem com a quantia que puderem, de forma a contribuir com este projeto que é tão importante.

Também estiveram presentes na solenidade de inauguração os juízes Artur Bernardes Lopes, Daniella Nacif de Souza, Pedro Câmara Raposo Lopes, Ricardo Vianna da Costa e Silva, Ivana Fernandes Vieira, Vinícius Miranda Gomes, Juliana Elian Miguel, Marina de Alcântara Sena, Fernanda Pereira Bento, Mônica Silveira Vieira, Thiago França de Resende, Christiana Motta Gomes, Elexander Camargos Diniz, e David Pinter Cardoso.