integrauber.jpg

A diretoria da Amagis lançou na noite desta sexta-feira (01/06), durante o Integramagis realizado em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a sexta edição da revista Amagis Jurídica. Esta é primeira vez que a publicação é lançada fora de Belo Horizonte, e sua divulgação, em primeira mão, em Uberlândia visa estimular ainda mais a produção acadêmica da magistratura que atua nas diversas regiões do Estado.

Para o diretor da revista, juiz Gilson Soares Lemes, o lançamento da revista no Triângulo Mineiro demonstra na prática o que foi dito durante a reunião sobre como a região é querida pela diretoria da Amagis e por toda magistratura. Lemes ressaltou a importância da revista enquanto espaço para expressão das ideias dos magistrados, que nem sempre podem ser registradas nos autos. Em um breve histórico, ele lembrou das dificuldades iniciais para desenvolver a publicação - criada na gestão do desembargador Nelson Missias de Morais, secretário geral da AMB - que hoje chega à sua sexta edição.

Segundo o presidente da Amagis, juiz Bruno Terra, a criação da Amagis Jurídica é um dos melhores exemplos de criatividade de gestão compartilhada, que não podia ficar mais restrita a Belo Horizonte. “Gestão compartilhada é uma expressão que se usa desde Doorgal, de Tiago Pinto, que refundou o plano de saúde, de Nelson Missias, que deu dimensão política a Associação. E tudo isso tem de ser lembrado, pois preservando a memória temos condição de dar continuidade aos acertos”, disse.

O juiz César Aparecido de Oliveira, diretor da seccional de Uberlândia, observou que todos se sentem honrados pela escolha da região para o lançamento da revista. Para ele, um privilégio não só pelo prestígio dado á magistratura do Triângulo, mas pela representatividade da revista, cuja qualidade dos artigos tem servido de referência para magistrados de outros estados. “Posso dizer de colegas de Santa Catarina que transcreveram textos e artigos publicados na revista, tamanha a envergadura e qualidade dos artigos”, afirmou.

O diretor do Foro de Uberlândia, Paulo Fernandes Naves de Resende, agradeceu a todos pela presença, em especial a diretoria da Amagis, que honra a todos. Naves de Resende disse ainda que é desejo da magistratura da região servir de exemplo para a comunidade mineira. E em nome dos colegas, batalhadores e dedicados à causa da magistratura, agradeceu a presença da diretoria da Amagis por ter lançado de forma pioneira, em Uberlândia, a Amagis Jurídica em região diversa da capital do Estado.

Na avaliação do desembargador Nelson Missias de Morais, secretário geral da AMB, mais do que ter dado seqüência à revista ela foi aprimorada. E ao recordar-se dos primeiros passos para a criação da publicação, ele lembrou o trabalho do juiz Gilson Soares Lemes, que conseguiu o primeiro patrocínio para o lançamento do primeiro número e conseqüentemente novos patrocínios vieram com as outras edições. “Me sinto muito feliz em saber que além de prosseguirem com esse projeto, agora ele é levado de forma definitiva para o interior, sendo lançado pela primeira vez em Uberlândia”, comentou.

A secretária da Amagis e vice-presidente de Interiorização da AMB, juíza Maria Luiza Assunção destacou a importância da atuação da Associação junto ao juiz em todos os quadrantes de Minas Gerais. “A Amagis Jurídica representa o resgate da magistratura mineira, na medida em que divulga seu pensamento científico e cultural”, afirmou. A realização do Integramagis em Uberlândia, de acordo com a magistrada, é uma feliz ideia porque oferece uma oportunidade dos juízes se encontrarem, confraternizarem e se integrarem.

O lançamento da revista em Uberlândia, segundo o desembargador Tiago Pinto, assessor especial da presidência da Amagis, é uma oportunidade não apenas de divulgação de conhecimento mas também de integração. “A Amagis Jurídica abre as portas para que o juiz possa trazer suas experiências pessoais e os seus estudos para contribuírem com a revista e com o aperfeiçoamento da magistratura”, disse.

O desembargador Baía Borges, que também compareceu ao evento, afirmou que “encontros como estes realizados no interior são importantes porque regionalizam as atividades da Associação. E o lançamento da Amagis Jurídica, pela primeira vez no interior, é uma conseqüência disso. A aproximação da diretoria da Amagis com os colegas é de fundamental importância”.

O juiz aposentado Celso de Souza Queiroz Júnior parabenizou a Amagis pela iniciativa. “É com muita satisfação que recebemos aqui o Integramagis e o lançamento da publicação da Amagis. É uma oportunidade, inclusive, de encontrar vários desembargadores que aqui trabalharam como juízes. Isso para gente é muito satisfatório”.

O evento foi realizado no espaço Garden Manacá, em Uberlândia, e contou com a presença de magistrados da região do Triângulo mineiro, da capital e seus familiares.