A Amagis lamenta o falecimento do Arcebispo Emérito de Mariana e ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo Lyrio Rocha, ocorrido nesta quarta-feira, 26 de julho.

Ele morreu no Pará, onde orientava o retiro espiritual dos padres da Diocese de Xingu-Altamira. A celebração de corpo presente foi realizada na Catedral de Altamira (PA). O sepultamento será realizado na cidade de Mariana, neste sábado, dia 29.

O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, manifestou consternação pelo falecimento do religioso. “Lamento profundamente a morte de Dom Geraldo Lyrio Rocha. Somos gratos à dedicação e ao empenho do arcebispo para disseminação da paz em nosso país. Que ele possa interceder por nós, que continuamos nossa caminhada terrena. A Amagis presta condolências aos familiares e amigos e deseja que o bom Deus o acolha na vida eterna”.

Sobre Dom Geraldo 

Em 15 de agosto de 1967, Dom Geraldo foi ordenado presbítero em sua terra natal, Fundão (ES). No dia 14 de março de 1984, foi eleito bispo pelo Papa João Paulo II e sua ordenação episcopal aconteceu em 31 de maio do mesmo ano, em Vitória (ES). Foi Bispo-Auxiliar da Arquidiocese de Vitória (1984-1990), primeiro bispo da Diocese de Colatina (1990-2002) e primeiro Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista (2002-2007). Foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (2007-2011). No dia 23 de junho de 2007, tomou posse como Arcebispo Metropolitano de Mariana e, após completado 75 anos, teve seu pedido de renúncia aceito pelo Papa Francisco, tornando-se Arcebispo Emérito.