A Amagis lamenta, profundamente, o falecimento do ex-deputado federal de Minas Gerais, Eduardo Barbosa, do PSDB, ocorrido na manhã desta quarta-feira, 23/8, em decorrência de problemas cardíacos. O parlamentar, que tinha 64 anos, estava internado no Hospital Sírio Libanês, em Brasília para a realização de uma cirurgia.

Foto: Luís Macedo / Câmara dos Deputados

Em nome da Amagis, o presidente Luiz Carlos Rezende e Santos lamentou o falecimento do ex-parlamentar. “A Amagis se une à família, aos amigos de Eduardo Barbosa e a todos os cidadãos que reconhecem a importância do legado deixado por esse ilustre homem público, que teve sua trajetória política marcada por um comprometimento incansável com a defesa dos direitos das pessoas com deficiência e outras populações vulneráveis.  Eduardo Barbosa foi um elo entre os diversos setores da sociedade, buscando sempre soluções que promovessem a Justiça social e a igualdade de oportunidades. Seu compromisso em tornar a sociedade mais inclusiva e acessível é um exemplo a ser seguido por todos nós”, afirmou.

 

Inclusão

 

Toda sua trajetória política foi vinculada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, as Apaes. Como médico voluntário, ingressou na Apae de Pará de Minas e presidiu a entidade em 1986. Em 1992, fundou e presidiu a Federação das Apaes de Minas Gerais, entidade que congrega mais de 400 filiadas e atende, aproximadamente, 80 mil pessoas com deficiência.

Foi secretário do Trabalho, Assistência Social, da Criança e do Adolescente de Minas Gerais e presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Estado da Assistência Social.

Como deputado, Eduardo Barbosa foi autor do projeto que deu origem à lei que criou uma renda básica de R$600,00 aos trabalhadores informais, autônomos e sem renda fixa, durante a crise provocada pela pandemia da Covid-19 (PL 9236/17). Ele é autor ainda do projeto que originou a lei que obriga o País a garantir educação e aprendizagem ao longo da via a jovens e adultos que estão fora da idade escolar e às pessoas que têm necessidades especiais (PL 5374/16).

Eduardo Barbosa faria aniversário no próximo dia 25 de agosto. Formado na Escola de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMB), em 1984, Eduardo tinha pós-graduação em Saúde Pública pela Faculdade de Ribeirão Preto e se especializou em liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância na Universidade de Harvard.

Foi deputado federal por sete mandatos consecutivos, entre 1995 e 2022 e foi ouvidor-geral da Câmara dos Deputados e vice-líder do PSD por vários anos.