A Amagis lançou, na manhã deste domingo, 11, a 16ª edição da Revista MagisCultura Mineira, durante a 14ª edição do evento Livro de Graça na Praça, do qual é apoiadora com objetivo de incentivar a leitura e democratizar o acesso ao livro. O evento aconteceu na praça Duque de Caxias, em Santa Tereza, Belo Horizonte e teve a presença de cerca de 20 mil pessoas.

livronapraca2016

Em sua 16ª edição, a Revista destaca dois grandes intérpretes da alma humana, talvez os maiores da história universal da literatura, Fiódor Dostoiévski e William Shakespeare. Ambos são objetos de artigos dos magistrados colaboradores da MagisCultura, destacando escritores cuja força literária esteve sempre ligada à capacidade de perscrutar os escaninhos da mente e da alma humana, transpondo suas observações para os personagens.

livronapraca20161

Além deles, o escritor mineiro Murilo Rubião, que completaria 100 anos neste mês de setembro também está presente nesta edição, em uma homenagem aos 50 anos do Suplemento Literário de Minas Gerais, criado por ele. A revista traz, ainda, crônicas e poemas de magistrados de todo o estado.

livronapraca20162

livronapraca20163

O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, destacou que a presença da Associação tem o objetivo de aproximar a Amagis e os magistrados da população. “Os textos de nossa revista não alcançam esta parte da população, ela é restrita. Este evento proporciona que a Amagis se aproxime da população e transmite o incentivo à leitura e aos bons textos”, observou.

O juiz Renato César Jardim, diretor da Revista MagisCultura, lembrou que esta é a terceira edição em que a Amagis participa do evento, sempre com a preocupação dos magistrados mineiros e da Associação em contribuir com a cultura. “Ao mesmo tempo em que a nossa missão é a de julgar, trazendo a pacificação social, a cultura também é uma forma de se trazer esta pacificação envolvendo a pessoa dentro da literatura e dos textos que são apresentados na revista”. Jardim ainda disse que, desta forma, os magistrados estão interagindo com a população, levando também cultura para a população.

livronapraca20164

livronapraca20165

O coordenador do evento Livro de Graça Na Praça, José Mauro, disse que hoje completam 14 anos do evento e que neste período já foram entregues cerca de 350 mil livros, atingindo mais de 1 milhão de leitores, desde adultos a crianças. “O objetivo é de nos dedicarmos à educação e à cultura no intermédio do ler e escrever”.

José Mauro ainda destacou que é de uma imensa importância a presença e o apoio da Amagis e da Associação Mineiro do Ministério Público (AMMP) ao evento, porque quando essas instituições vêm à praça eles estão cumprindo com uma missão didática junto ao povo.

livronapraca20166

livronapraca20167

Um dos maiores eventos literários do país, o Livro de Graça na Praça conta com a participação de autores, que distribuem centenas de livros gratuitamente, além de conversar e dar autógrafos aos presentes.

Ainda estiveram presentes, os desembargadores Gutemberg da Mota e Silva, Rogério Medeiros, João Quintino, Llewellyn Medina, e os juízes Bruno Terra e Fernando Armando Ribeiro.