magisculturaoficial.jpgO primeiro Integramagis de 2010 teve uma atração especial para os magistrados mineiros e seus familiares. A solenidade, realizada no salão de Festas da Amagis, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira, 25, foi marcada pelo lançamento da 3ª edição da MagisCultura, uma publicação da Amagis dedicada a acolher textos culturais de juízes e desembargadores, da ativa ou aposentados, de todo o Estado de Minas Gerais. A noite contou ainda com a apresentação do grupo Pandeiro Mineiro, que animou o evento com repertório variado e recheado de ritmos brasileiros.

Segundo o presidente da Amagis, Bruno Terra Dias, MagisCultura “está fadada a ser uma publicação com vida perene”. Ele agradeceu a todos os autores que contribuíram para esta edição, convidou a todos a participarem das próximas edições e disse que espera que a revista se torne para o Brasil, um retrato da alma mineira.

A diretora Cultural, Mariângela Meyer Pires Faleiro, especificou que a revista tem circulação semestral e que vem obtendo grande repercussão nos meios jurídicos de Minas e do país, pela qualidade dos textos, da edição gráfica e das ilustrações.

O desembargador Luiz Carlos Biasutti, membro do Conselho Editorial, disse que, além dos códigos e dos processos, o juiz precisa também se divertir, voltar os olhos para a literatura, para a história.

A Revista

Além de artigos dos magistrados, a revista também publica a cada edição texto de um escritor mineiro consagrado, desta vez a publicação traz a colaboração de Manoel Lobato. Os autores desta edição são: Carlos Alberto Bastos de Matos, Ricardo Arnaldo Malheiros Fiúza, Luiz Carlos Biasutti, Fernando Armando Ribeiro, Juscelino José de Magalhães, Gutemberg da Mota e Silva, Adhemar Ferreira Maciel, Marluce Ramos Leão de Almeida, Aldina Soares, Sérgio Braga.

capamagiscultura.jpg

A capa da MagisCultura faz uma referência histórica às fazendas coloniais mineiras, reproduzindo uma foto de Eustáquio Soares da Fazenda Caieiras, em Ouro Preto.

A publicação tem o apoio cultural da Cemig.

Homenagens

A diretora de Pensionistas da Amagis, Marlene Almeida Fernandes, foi homenageada pelo seu aniversário. A diretora Cultural, Mariângela Meyer, falou em nome dos presentes e destacou algumas qualidades da aniversariante, em especial a fraternidade. “Gostamos de você, entre tantas coisas, pela sua capacidade de amar ao próximo, pela forma que escolhe de ser feliz, contagiando a todos com sua alegria”. O presidente Bruno Terra também fez uma saudação à pensionista, dizendo do carinho especial que todos têm por ela e que a noite estava ainda mais especial pelo seu aniversário, que pôde ser comemorado no 1º Integramagis do ano.

O escritor Manoel Lobato também foi homenageado. Ele recebeu das mãos do presidente da Amagis e do desembargador Luiz Carlos Biasutti uma placa com os seguintes dizeres: “O dom de fantasiar o impossível, incutir sentimentos que inebriam a alma em viagens inesquecíveis, é o presente de Deus ao grande escritor. Receba dos magistrados mineiros o mais afetuoso agradecimento pela significativa participação na terceira edição da revista MagisCultura”.

magiscultura.jpgmagismarlene.jpg
magisjardim.jpgmagisculturabanda.jpg