A Amagis promoveu, na noite desta quinta-feira, 13, o lançamento da 22ª edição da Revista MagisCultura, dedicada à publicação de textos culturais de juízes e desembargadores, com ensaios, poemas, contos, crônicas, entre outros, em que os magistrados revelam seus dotes literários, para além de sua competência jurídica.

Neste número, a publicação homenageou a Comarca do Serro, com o tema “Os 300 anos da Comarca do Serro”, por onde passaram grandes juristas, além de trazer contos, poesias e crônicas escritos por juízes, juízas e desembargadores mineiros.

Clique aqui para ler a revista em pdf.

 


Durante o lançamento, mediado pelo jornalista Manoel Guimarães, o presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, destacou a importância da publicação para a Associação e para os magistrados mineiros. “Para nós, é muito importante ter a revista e continuar com sua edição, porque ela envolve e homenageia todos os magistrados que têm  proximidade com a literatura e gostam de escrever seus artigos, crônicas, poesias e ensaios”, disse Alberto Diniz.


De acordo com o juiz Renato Jardim, presidente do Conselho Editorial da Revista, essa edição, assim como as demais, traz excelentes artigos, poemas, crônicas e textos de filosofia. Segundo o magistrado, a homenagem ao Serro é muito importante devido ao seu legado na história mineira e brasileira, uma vez que já foi centro político, judiciário e administrativo do Estado de Minas Gerais.


O desembargador Armando Freire, natural da cidade do Serro e autor do texto “Uma comarca tricentenária e seu legado”, afirmou que, ao longo de 300 anos, a cidade teve importantes nomes na área jurídica, com contribuições inestimáveis para Minas, para o País e também para a literatura, como o escritor Oswaldo França Júnior.


Autor de outro texto sobre o Serro, “As marcas Ivituruí”, o desembargador Rogério Medeiros lembrou a história do jurista Pedro Lessa, que saiu do Serro para estudar na Universidade de São Paulo e contribuiu para construir a chamada 'doutrina brasileira do Habeas Corpus'. Segundo o desembargador, falar do maior vulto do Direito brasileiro é destacar a história do magistrado Pedro Lessa.


O prefeito do Serro, Guilherme Simões, falou sobre sua satisfação pela homenagem que a Comarca ganha. De acordo com ele, em época de pandemia, quando foram canceladas diversas atividades programadas para celebrar o tricentenário da cidade, a homenagem da MagisCultura à Comarca é motivo de aplausos por toda a comunidade serrana.


O médico e dramaturgo Jair Raso, curador do teatro da Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), explicou que a entidade iniciou recentemente sua atuação na área cultural com a inauguração de seu teatro, um espaço dedicado não somente à arte, mas à ciência e à cultura. A Feluma é apoiadora cultural da revista MagisCultura.


A 22ª edição da MagisCultura traz ainda o ensaio “O exílio brasileiro dos escritores Paulo Rónai, Carpeaux e Berbanos”, de autoria do desembargador Gutemberg da Mota e Silva, e texto do juiz Armando Barreto Marra sobre os filósofos Kierkegaard e Sócrates. A capa da revista traz uma aquarela da artista plástica Sandra Bianchi, ilustrando o histórico prédio do Fórum da comarca.

Veja abaixo o índice da revista, com os textos e autores:

ENSAIO
- “O exílio brasileiro dos escritores Paulo Rónai, Carpeaux e Bernanos”
Gutemberg da Mota e Silva

CRÔNICA
- Circo finito!
Roberto Soares de Vasconcellos Paes

FILOSOFIA
- Kierkegaard e Sócrates
Armando Barreto Marra

HOMENAGEM
- Uma comarca tricentenária e o seu legado
Armando Freire
- As marcas do Ivituruí
Rogério Medeiros Garcia de Lima

POESIA
- Não aprisione seus mortos
Llewellyn Medina
- Noturno da Lagoa II
Llewellyn Medina
- Serpente Moinho
Elson de Paula e Silva
- Van Gogh Fernando
Armando Ribeiro
- Sonetos
João Quintino Silva

CONTO
- Casos de Zé Roxinho
Renato César Jardim
- Gratidão
Fernando Armando Ribeiro
- Ad perpetuam rei memoriam
Wander Marotta