A Amagis lançou na manhã desta quarta-feira, 25 de abril, a 19ª edição da Revista MagisCultura. O evento foi realizado no auditório da Associação em Belo Horizonte, e contou com as presenças do secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, de magistrados autores da edição e do escritor homenageado, o professor e crítico Fábio Lucas, além de outras personalidades do mundo literário.

MagisCultura

O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, abriu o evento agradecendo a presença de todos, especialmente do escritor Fábio Lucas e falou da importância da participação dos magistrados mineiros na pubicação. “Sou muito grato a todos aqueles que contribuem com a MagisCultura. A cada edição, temos grande satisfação em receber as contribuições valiosas dos magistrados e dos escritores homenageados. São essas iniciativas que nos dão novos impulsos”, afirmou Maurício Soares.

MagisCultura

O secretário de Cultura de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo, falou sobre a publicação, que, segundo ele, é uma contribuição singular à cultura brasileira. “A MagisCultura é uma publicação que honra a cultura mineira e é um importante veículo cultural”, afirmou. Sobre a homenagem ao escritor Fábio Lucas, o secretário destacou ser esta uma merecida homenagem a um dos críticos mais respeitados do Estado e do País. “O convívio com Fábio Lucas é saudável para a inteligência dos mineiros e das mineiras”, disse o secretário.

MagisCultura

Fábio Lucas agradeceu a homenagem recebida e destacou que MagisCultura traz ao Brasil não apenas um magnífico trabalho, mas também oferece espaço para a poesia e para a arte gráfica. De acordo com ele, MagisCultura “merece certamente estar nas mãos dos leitores mais afeitos à beleza da literatura e à riqueza da ciência”.

O escritor recebeu das mãos do presidente Maurício Soares uma aquarela feita pela ilustradora da Revista, Sandra Bianchi.

MagisCultura

Também presente no lançamento, o presidente do BDMG Cultural e membro da Academia Mineira de Letras, Rogério Tavares, ressaltou as valiosas contribuições da Revista para a cultura. “A primeira grande contribuição da publicação é resistir no panorama das revistas literárias brasileiras e continuar crescendo; a segunda, é revelar ao grande público os talentos literários da Magistratura mineira; e o terceiro é contribuir para a educação das novas gerações”, destacou Tavares.

MagisCultura

O escritor Fábio Lucas e seus filhos no lançamento da Revista

O escritor Luís Giffoni, membro da Academia Mineira de Letras, também registrou sua admiração pela publicação. “A Amagis dá uma grande contribuição ao manter e contribuir com a tradição cultural brasileira e mineira com a publicação de Magiscultura e, além disso, revela novos talentos e novos valores. A Revista é uma oportunidade de os magistrados mineiros manifestarem seu talento também na literatura”, disse Goffoni.

MagisCultura

Nesta edição, a MagisCultura traz em sua capa a ilustração da Fonte Dom Pedro, que fica na cidade mineira de São Lourenço, como forma de enaltecer as águas minerais do Estado, que são fonte de cura e de desenvolvimento econômico. Em breve, a revista estará disponível para download no site da Amagis.

MagisCultura

Os autores desta edição são: Eros Roberto Grau; José Fernandes Filho; Gutemberg da Mota e Silva; Rogério Medeiros; Renato Jardim; Llewellyn Medina; Elson de Paula e Silva; José Arthur de Carvalho Pereira Filho; Aluízio Alberto da Cruz Quintão; Fernando Armando Ribeiro; Fábio Lucas (escritor homenageado); e Manoel Marcos Guimarães.