A Amagis fará o lançamento da 18ª edição da Revista MagisCultura no dia 28 de setembro, às 19h, no Parque Esportivo da Associação, em Belo Horizonte.

Sempre enaltecendo as tradições mineiras, a capa desta edição traz uma referência à viola caipira mineira, que, em breve, pode ser reconhecida como 'patrimônio imaterial' da cultura do Estado, por iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha).

E marcando a cultura da viola, o evento de lançamento contará com apresentação musical do violeiro e compositor Chico Lobo.

Silviano Santiago

A 18ª edição de MagisCultura tem como homenageado especial o escritor Silviano Santiago, mineiro da cidade de Formiga, autor de vasta obras, cujos mais recentes lançamentos são o romance 'Machado' (2016), uma biografia romanceada sobre os últimos anos de vida de Machado de Assis, e 'Genealogia da Ferocidade' (2017), uma análise da obra 'Grande Sertão: Veredas', de Guimarães Rosa.

Além de um conto de Silviano Santiago, a publicação traz ainda uma entrevista do escritor concedida ao jornalista Manoel Marcos Guimarães, editor de MagisCultura.

Magistrados

A revista conta com diversos textos escritos por magistrados mineiros sobre os escritores como Eça de Queiroz e Jorge Luís Borges, além de poemas e crônicas. Os autores desta edição são:

Gutemberg da Mota e Silva
José Fernandes Filho
Manoel Marcos Guimarães
Silviano Santiago
Llewellyn Medina
Raimundo Messias Júnior
José Maria Vieira Starling
João Quintino Silva
José Arthur de Carvalho Pereira Filho
Elson de Paula e Silva
Rogério Medeiros Garcia de Lima

capamagiscultura



Aquarela de Sandra Bianchi inspirada em foto de Rodrigo Delage, retratando o violeiro e construtor de violas Minervino, já falecido, da região de São Francisco.