A Amagis lançou, nesta quinta-feira, 26, a 10ª edição da MagisCultura , a revista cultural dos magistrados mineiros, e a 8ª edição da Amagis Jurídica , consolidada como uma referência nas ciências jurídicas do país.
A nova edição de MagisCultura homenageia Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, cuja morte completa 200 anos em 2014.
Para o presidente da Amagis, Herbert Carneiro, o lançamento das duas obras marca um momento cultural e artístico da Associação. “São duas produções que fazem a nossa Amagis diferenciada no cenário associativo nacional”, afirmou.
Barroco mineiro
A importância de Aleijadinho para a cultura mineira é tema de uma lei de autoria do presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro, que instituiu o dia 18 de novembro como o Dia do Barroco Mineiro e declarou o ano de 2014 como o ano de comemoração do Bicentenário da Imortalidade de Aleijadinho.
Presente no lançamento, Dinis Pinheiro parabenizou a Amagis pelas obras e destacou que “em iniciativas como estas, percebemos uma semelhança muito forte da Assembleia com a Amagis no sentido de abraçar, apoiar e incentivar, cada vez mais, o segmento cultural”.
O juiz Renato César Jardim, diretor da MagisCultura, fez um registro da trajetória da publicação. “Chegar à 10ª edição de uma revista de cultura é também uma arte. E conscientes de que a arte é necessária, os magistrados mineiros seguem com a MagisCultura que nasceu há cinco anos. O número 10 simboliza vitória, força e vitalidade”, destacou.
O diretor da Amagis Jurídica, juiz Gilson Lemes, lembrou do desafio, na gestão do desembargador Nelson Missias, de lançar as duas revistas e destacou a importância dos apoios recebidos para a manutenção das publicações.
Diversas autoridades estiveram presentes: o presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro; César Vanucci, representando o vice-presidente da Assembleia, Adelmo Carneiro; o deputado Tiago Ulisses; o vice-presidente do TJMMG, juiz Fernando Armando, representando o presidente; a diretora jurídica da Cemig, Maria Celeste Guimarães; o diretor-presidente da Editora Del Rey, Arnaldo Oliveira; e Ricardo Fiúza, representando o presidente da Academia Mineira de Letras, Olavo Romano; além diversos magistrados mineiros. Ambas as revistas têm o apoio cultural da Cemig.
Parceria
Durante o evento, o presidente Herbert Carneiro e o presidente da Editora Del Rey, Arnaldo Oliveira, assinaram termo de cooperação cultural, concretizando parceria firmada entre a Associação e a Editora neste mês de setembro. Por meio desta parceria, a Del Rey gentilmente passou a disponibilizar exemplares de seus lançamentos para que Associação sorteie entre os leitores de seu site – amagis.com.br – e entre os telespectadores dos programas de TV da Amagis.
O primeiro ganhador de um livro cedido pela Del Rey foi o juiz Valter Guilherme Alves Costa, da comarca de Belo Horizonte, que recebeu o livro das mãos de Herbert Carneiro e de Arnaldo Oliveira.
Pensamento Jurídico
Ainda durante lançamento, um dos programas de TV produzido pela Amagis foi destacado pela diretora de comunicação da Associação, juíza Aldina Soares. O Pensamento Jurídico, veiculado em rede nacional pela TV Justiça, completou, nesta semana, a marca de 500 programas gravados.
MagisCultura 10
Os autores da 10ª edição de MagisCultura são os desembargadores Doorgal Andrada, João Quintino, Luiz Carlos Biasutti, Gutemberg da Mota e Silva, Matheus Jardim e José Fernandes Filho e os juízes Renato César Jardim, Llewellyn Davies A. Medina, Daniel César Botto Collaço, Bruno Terra Dias e Renato Zuppo e, estreando a seção de “magistrado convidado”, o juiz Francisco Jaime Medeiros Neto, de Fortaleza (CE).
As ilustrações foram feitas pela artista Sandra Bianchi. A foto de capa foi feita pelo fotógrafo Sérgio Falci e o projeto gráfico é de Rachel Magalhães. O editor da revista é o jornalista Manoel Marcos Guimarães. O diretor é o juiz Renato César Jardim e o presidente do Conselho Editorial, o juiz Maurício Soares.
Amagis Jurídica
A nova edição traz artigos dos seguintes colaboradores: juízes Bruno Terra Dias, Fabrício Simão da Cunha Araújo, José Eduardo Junqueira Gonçalves, Paulo Tadeu Rodrigues Rosa, Tiago Cabral e Mateus Bicalho de Melo Chavinho; os desembargadores Newton Teixeira Carvalho, Rogério Medeiros Garcia de Lima, José do Carmo Veiga de Oliveira, Jair Leonardo Lopes; os advogados Adriano Roberto Vancim e André Luiz Lopes; o procurador de Minas Gerais Fábio Murilo Nazar; a professora da PUC/Minas Cristiane Rêgo; e a advogada Carolina Machado Durães.
Os diretores da revista são o juiz Gilson Soares Lemes e a desembargadora Jane Silva.
As duas revistas já estão disponíveis para downloads no site da Amagis.
Clique nos links abaixo: