Foi lançada hoje, 20, a primeira edição da revista Amagis Jurídica. A publicação traz, em 196 páginas, treze textos de magistrados mineiros e convidados sobre temas como o Tribunal do Júri, meio ambiente, administração pública, juizados especiais e direitos humanos. O objetivo da Associação é fomentar, por meio da reflexão, o debate técnico e teórico, para renovar o conteúdo do cotidiano da magistratura e buscar o aperfeiçoamento intelectual e profissional da prestação jurisdicional.
O presidente da Amagis, juiz Nelson Missias de Morais, destacou que a Amagis Jurídica é mais uma ferramenta de integração da magistratura de 1º e 2º graus, ativos, inativos e pensionistas. “Para nós é motivo de orgulho conseguir concretizar mais este projeto que é a revista Amagis Jurídica e o fazemos em datas muito especiais: no ano em que se comemoram os 55 anos de existência da Amagis, a segunda maior associação de magistrados do país e da América Latina; e os sete anos do Integramagis”, afirmou o magistrado, agradecendo a todos os responsáveis pela elaboração da revista e a toda diretoria em nome do vice-presidente Sociocultural-Esportivo, juiz Maurício Soares.
De acordo com a desembargadora Jane Silva, diretora da Amagis Jurídica, a publicação constitui uma preciosa contribuição para aqueles que querem sempre atualizar seus conhecimentos. “Os juízes mineiros têm demonstrado possuir considerável experiência no campo do Direito, dado o exercício da jurisdição e a dedicação às pesquisas, hoje incentivadas pela Escola Judicial (Ejef). Divulgar esse cabedal é importante não só para os estudiosos como para os jurisdicionados e principalmente pela troca de conhecimentos entre os próprios magistrados, permitindo que uns conheçam o posicionamento dos demais, facilitando-lhes o trabalho diário”, afirmou.
O também diretor da Amagis Jurídica, juiz Gilson Soares Lemes, parabenizou a atual gestão pela iniciativa de lançamento da nova publicação. “A revista jurídica da Amagis é importante para nós, magistrados, porque é um novo espaço de que dispomos. Agora, as ideias e teses, que nem sempre temos espaço para colocar em nossas decisões, poderão ser publicadas na revista. Parabenizo o presidente Nelson Missias por ter dado incentivo ao Conselho Editorial da revista para esse lançamento. A Amagis Jurídica é uma publicação que contribuirá com o aperfeiçoamento cultural e intelectual de todos os magistrados”, disse.
Durante a solenidade, o presidente da Amagis e o diretor da revista entregaram uma placa condecorativa ao representante da empresa Teksid, que patrocinou a primeira edição da Amagis Jurídica, Roberto Olímpio Costa, em agradecimento pelo apoio e confiança dispensados na publicação.
“Fico muito feliz em ver a Amagis envolvida nessa área cultural e envolvendo também os juízes. Essa primeira revista traz artigos de magistrados de 1º e 2º graus, com temas dos mais relevantes para nós”, afirmou o desembargador Reynaldo Ximenes, 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes.
A revista Amagis Jurídica já foi encaminhada aos associados pelos Correios.
Amagis Jurídica – 1º Edição
Autores: Desembargadores Alberto Silva Franco; Antônio Carlos Cruvinel; Caetano Levi Lopes; José Nepomuceno Silva; e Reis Friede; juizes Armando Ghedine Neto; Augusto Vinicius Fonseca e Silva; Gilson Soares Lemes; Jair Eduardo Santana; Jorge Franklin Alves; Luiz Guilherme Marques; Marcelo Cavalcanti Piragibe; e ministro Francisco Rezek.
Conselho Editorial: Desembargadores Antônio Carlos Cruvinel; Belizário Antônio de Lacerda; Caetano Levi Lopes; e Wander Paulo Marotta Moreira; e juízes Luiz Guilherme Marques; Marcelo Cavalcanti Piragibe Magalhães; Maurício Torres Soares.
Diretores: Desembargadora Jane Ribeiro Silva e Juiz Gilson Soares Lemes
A revista foi editada pela Editora Del Rey.
Integramagis – Sete anos
O lançamento foi realizado simultaneamente com a festa de sete anos do Integramagis, o tradicional encontro da família do Judiciário mineiro. O assessor especial da presidência da Amagis, desembargador Tiago Pinto, que foi vice-presidente de Saúde à época de criação do Integramagis, entregou a Medalha Comemorativa dos 55 anos da Associação ao juiz José Pedro Mendes do Valle, que idealizou o Integramagis há 7 anos.
“É uma honra entregar essa medalha ao juiz José Pedro porque, foi ele o idealizador do Integramagis, que gera toda essa integração vista aqui hoje. Quero parabenizá-lo e dizer que o sonho está realizado”, afirmou o desembargador Tiago Pinto.
O juiz José Pedro do Valle agradeceu a homenagem e a todos da diretoria da Amagis pelo reconhecimento. “Quero dizer a vocês que toda obra é feita porque ela tem uma origem maior. Agradeço o apoio dos desembargadores Doorgal Andrada e Tiago Pinto, presidente e vice-presidente da Amagis na época da criação do Integramagis, e a todos os funcionários e diretoria da Associação. No início, em 2002, foi difícil porque chegamos em um momento que plano de saúde estava com mais de 200 mil reais em débito. E hoje, graças a Deus, estamos com a receita de 15 milhões de reais”, disse.
O vice-presidente de Saúde da Amagis, juiz Bruno Terra Dias, falou da importância do Integramagis. “Falar do Integramagis para mim é falar do Amagis Saúde. É um grande prazer fazer parte dessa história que começou há 55 anos quando os idealistas começaram a enxergar que, unidos, seriam uma força maior. Essa força maior ganhou corpo e hoje é a Amagis que conhecemos”, disse.
Os presentes puderam conferir a exposição de bolsas do designer mineiro Roberto Vascon, cuja parte da renda foi revertida para o Nutris. Os participantes ouviram também o som de Leonardo Barcelos e Banda que animou ainda mais o ambiente.
Confira os depoimentos:
“Os sete anos do Integramagis significam uma realização das pessoas que fazem questão de participar destes encontros. É um momento ímpar de participação e integração entre aposentados, pensionistas, magistrados da ativa do interior e da capital”.
Juíza Mariângela Meyer, diretora Cultural da Amagis.
“Esse é mais um momento de congregação dos magistrados, característica da gestão do Nelson Missias de conseguir aproximar todos, inclusive interior e capital”
Juiz Marcelo Piragibe, da comarca de São João Nepomuceno, um dos autores da Amagis Jurídica.
“Sempre que posso participo dos eventos da Amagis, sobretudo do Integramagis, que como o nome mesmo diz, promove integração e reunião com os colegas da ativa e também os aposentados. Isso, no nosso meio, devido à carga de trabalho e à correria, é muito difícil de acontecer. Este encontro propicia um momento festivo alegre. Sou fã número 1 do Integramagis.”
Juíza Fabiana Pásqua
“Acho este projeto super importante, porque é uma maneira dos juízes se reencontrarem, trazerem as famílias e se integrarem. A vida do magistrado é muito distante, muito solitária. É importante este projeto”
Juiz Sérgio André da Fonseca Xavier
“Acho interessantíssimo. É uma forma de confraternização entre os juízes, de convivência, troca de ideias e experiências. E é uma oportunidade também de rever velhos amigos e juízes”.
Juiz Newton Teixeira
“Este evento é de suma importância para nós, magistrados e magistradas do interior, próximo da capital. É um momento de encontro de juízes, desembargadores, pensionistas e familiares em um bate-papo informal e aconchegante. O Integramagis é uma oportunidade para nós magistrados deixamos o stress de lado e isso nos faz sentir muito bem.”
Juíza Sandra Sallete da Silva, Lagoa Santa
“O Integramagis é maravilhoso. Para nós, pensionistas, é uma forma de nos atualizarmos. Nos inteiramos e até programamos nossa participação nos Congressos das Pensionistas a partir desse encontros”.
Pensionista Lia de Oliveira Santana
“Eu vejo a comemoração dos 7 anos do Integramagis com muita alegria. Eu acho que o projeto é muito importante e conseguiu uma integração e melhor comunicação entre todos nós”
Juiz José Anacleto Ferreira