congresso_pensionistas_1.jpgA cidade de Foz do Iguaçu (PR) recebeu, durante os dias 26 a 29 de outubro, o VIII Congresso de Pensionistas e o VI Congresso de Aposentados da AMB. Os eventos contaram com a participação de cerca de 400 congressistas. A Amagis marcou presença, com uma delegação composta por 77 participantes, e trouxe o troféu de maior delegação nas categorias pensionistas e aposentados.

Segundo a diretora de pensionistas da Amagis, Marlene Fernandes, o congresso foi um sucesso, com a oportunidade das pensionistas de todo o país se reunirem para trocar experiências. “Cada estado nosso tem sua realidade e procede de uma forma. Então, este é um momento de nos encontrarmos e trocarmos nossas experiências positivas e tentar ajudar nas negativas. Essa é a primeira vez que o congresso de pensionistas é realizado em conjunto com o de aposentados, o que foi uma experiência muito válida, por favorecer o entrosamento” disse.

O vice-presidente de Aposentados e Pensionistas da Amagis, desembargador Tibagy Salles de Oliveira, destacou a importância das cartas elaboradas no congresso. “O evento representa um avanço muito importante destas duas categorias irmanadas que chegaram às mesmas conclusões. As cartas referentes a cada um dos eventos, por si só, demonstram as preocupações permanentes, e deverão ser implementadas e capitaneadas pelos respectivos coordenadores, ou seja, transportar para a prática efetiva o que foi escrito nestas cartas” afirmou.

A abertura dos encontros foi realizada no dia 26 e conduzida pelo diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura (E NM), Roberto Bacellar, que representou o presidente da AMB, desembargador Nelson Calandra, pelo coordenador dos Aposentados, Sebastião Amorim, e pela diretora da secretaria de Pensionistas, Haydée Mariz de Oliveira.

Palestras

Durante o VI Congresso de Aposentados, foram realizadas diversas palestras e debatidas as mudanças na Previdência Social, com a palestra “Previdência: Aposentadorias e Paridades (PEC 26)”, realizada pela juíza Maria Isabel Pereira da Costa.

O VIII Congresso de Pensionistas abordou temas como o “Relacionamento das Pensionistas com os Tribunais e com os Institutos de Previdência e Possíveis Soluções”, com palestra proferida pelo presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), desembargador Paulo Dimas, que destacou a necessidade de um relacionamento mais intenso entre as pensionistas, os tribunais e os institutos de previdência e a importância da intermediação das associações. O juiz mineiro Jorge Franklin, falou sobre a “Paridade de Provimentos (PEC 26)”, que propõe o resgate da integralidade entre ativos, inativos e pensionistas.

O VIII Congresso de Pensionistas e o VI Congresso de Aposentados da AMB terminaram, na noite do dia 29 de outubro, com a leitura das Cartas de Foz do Iguaçu, entregues ao presidente da AMB, Nelson Calandra.

congresso_pensionistas_2.jpg

*Com informações da AMB