O Ciclo de Palestras realizado pela Amagis foi nesta sexta-feira, 3/3 para a Comarca de Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata mineira, com a palestra sobre “Os autos de devassa da Inconfidência Mineira: A história em meio a intrigas, lendas e teorias de conspiração”, proferida pelo juiz Auro Aparecido Maia de Andrade, ouvidor da Associação. O evento foi realizado em parceria com a Academia Rio-branquense de Letras.

O encontro, muito prestigiado, aconteceu no auditório da 42ª Subseção da OAB-MG Visconde do Rio Branco, gentilmente cedido para a realização da palestra.

Na abertura, o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, falou da alegria em participar do encontro na Comarca na companhia de pessoas tão especiais. O magistrado citou as presenças da senhora Teresinha de Almeida Pinto, mãe dos desembargadores Tiago Pinto e Luciano Pinto, e do senhor Marcial Vieira de Souza, pai do 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa. “Senhor Marcial me deu um grande amigo e vice-presidente do nosso Tribunal de Justiça, e a senhora Teresinha me deu dois irmãos: o Tiago e o Luciano”, ressaltou Luiz Carlos, lembrando que foi Luciano quem deu a notícia de ele havia passado no vestibular para Direito.


Luiz Carlos agradeceu a presença dos integrantes da Academia Riobranquense de Letras, dos magistrados e demais autoridades e o acolhimento especial do presidente da OAB Visconde do Rio Branco, Michel Capobiango. “É uma honra trazer aqui o nosso colega Auro Aparecido Maia de Andrade, estudioso, pesquisador e juiz de Direito, para falar de suas experiência e estudos em relação a algo que nos é tão inquietante como as discussões sobre a Inconfidência Mineira”, disse.

Antes de começar a palestra, o juiz Auro Aparecido Maia de Andrade falou de sua gratidão pela oportunidade de falar sobre o tema. Segundo ele, o objetivo da apresentação é trazer para reflexão outro aspecto da Inconfidência Mineira e estimular uma visão contemporânea sobre o período. Em seguida, o magistrado deu início à sua apresentação trazendo referências sobre o tema e levando todos os presentes a levantar questões sobre o período, sempre com dados, informações e curiosidades, de acordo com o palestrante, presentes dos autos da devassa.

Entre as autoridades presentes no evento estavam a vice-presidente Administrativa da Amagis, juíza Rosimere das Graças do Couto; os desembargadores Baía Borges e José Altivo Brandão Teixeira; o diretor do foro de Visconde do Rio Branco, juiz André Luiz Melo da Cunha; e o juiz Geraldo Magela Reis Alves.