A Coordenadoria Amagis Mulheres reuniu-se nesta quinta-feira, 15/12, com o presidente da Associação, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, e com a vice-presidente Administrativa, juíza Rosimere do Couto, quando foi apresentado o balanço das ações realizadas durante este ano de 2022. No início do encontro, a diretora da Coordenadoria, juíza Roberta Chaves Soares, fez agradecimento ao presidente Luiz Carlos pela sua sensibilidade em criar o espaço em sua gestão. “Muitas vezes as mulheres não aceitam cargos ou promoções em suas carreiras por falta de apoio. Então quero agradecer a sensibilidade do nosso presidente Luiz Carlos de abrir esse canal que é a Amagis Mulheres e nos encorajar todo o tempo, dando apoio, espaço e voz às mulheres magistradas da ativa e da inativa”, afirmou ela agradecendo ainda o apoio incondicional da vice-presidente Administrativa da Amagis e vice-presidente da AMB, juíza Rosimere em todos os eventos realizados. Rosimere se colocou à disposição para a Coordenadoria para tudo o que precisarem. “Estou aqui e participarei de todos os encontros e eventos com vocês”, disse a vice-presidente parabenizando o grupo pelo trabalho desenvolvido em 2022.

O presidente Luiz Carlos agradeceu as manifestações, destacou a importância da Coordenadoria e do papel das mulheres na construção de uma sociedade cada vez mais igualitária. Na ocasião, o presidente da Amagis nomeou a desembargadora Paula Cunha e Silva para complementar o time da Coordenadoria. “A Coordenadoria tem um papel muito importante da Associação e fiquei muito feliz com a disponibilidade da desembargadora porque acredito que ela irá agregar muito”, afirmou.

 

A diretora da Coordenadoria, que participou presencialmente, e as juízas Bárbara Lívio, Juliana Mendes Pedrosa e Solange de Borba, que participaram da reunião de forma remota, deram as boas-vindas à desembargadora Paula e falaram da alegria em tê-la fortalecendo ainda mais a Coordenadoria. A nova integrante da Coordenadoria agradeceu a acolhida. “A iniciativa da Amagis em criar a Coordenadoria marca a gestão positivamente. Estou muito feliz em estar aqui, ao lado de mulheres fortes. Quero somar ainda mais e espero contribuir para possamos ficar ainda mais fortes e avançar sempre”, afirmou a desembargadora Paula Cunha e Silva, que é presidente do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cocevid).

 

Também participaram da reunião a vice-presidente Financeira da Amagis, juíza Roberta Rocha Fonseca, e o vice-presidente Sociocultural-Esportivo, desembargador Maurício Pinto Ferreira.








Ações

A Coordenadoria Amagis Mulheres foi criada no dia 14 de janeiro de 2022, no primeiro mês de gestão, pelo presidente da Associação, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos. Ela foi implantada como um espaço de integração, escuta e apoio às mulheres e para adoção de ações que previnam e combatam a discriminação e a violência, garantindo a igualdade na carreira e fora dela. Desde então, diversas ações foram realizadas pela Coordenadoria. Entre elas, círculos de diálogos entre as magistradas da ativa e da inativa, quando uma série de assuntos relevantes são abordados. As participantes apresentam suas demandas, suas queixas e trocam experiências. Temas de relevância foram tratados com palestrantes entre eles a juíza Mariana Yoshida que falou sobre a participação feminina do Judiciário; a jornalista e escritora Roberta Zampetti, que abordou o autocuidado e a longevidade; o médico oncologista Roberto Porto que tratou sobre a importância da prevenção. Gestão financeira e investimento também foi tema de palestra promovida pela Coordenadoria, assim como autodefesa, realizada com o apoio da Coordenadoria de Segurança, da qual a juíza Roberta Chaves também faz parte. A Amagis Mulheres apoio também a realização do curso de autoproteção para magistradas, que aconteceu durante uma semana em parceria com a PMMG.

Além disso, a participação da Amagis Mulheres foi fundamental na conquista da Associação da implementação no TJMG do programa de apoio à juíza gestante e puérpera. A Coordenadoria esteve presente ainda nos programas TV da Amagis, no Via Justiça, no Pensamento Jurídico e no Podcast Encontro Marcado.

Durante a reunião desta quinta-feira, as integrantes da Coordenadoria e a diretoria deram início às preparações para as atividades do próximo ano.

“Em um ano desenvolvemos diversas atividades e encontros muito proveitosos. Quero mais uma vez agradecer ao nosso presidente que fez com que tudo isso se tornasse possível”, concluiu a juíza Roberta Chaves.