Em sua permanente e ativa atuação em defesa dos magistrados, a Amagis tem obtido importantes vitórias e conquistas junto ao TJMG, Tribunais Superiores e CNJ. Por meio de seu Departamento Jurídico, acompanhou 93 processos e procedimentos, em 2013, com esse objetivo. Nos últimos 30 dias, adotou medidas legais, inclusive com interposição por danos morais, em favor de associados.
Em todos os casos, a Amagis esteve e está atenta à defesa do magistrado, bem como do estado de direito e da cidadania que alcança a todos, incluindo os próprios magistrados.
A Amagis repudia ainda às insinuações caluniosas e ataques ao trabalho dedicado, correto e legal de juízes e juízas, que sempre julgaram com imparcialidade, concedendo o amplo direito de defesa, e pautados na Constituição.
Aos envolvidos nas decisões judiciais, como prevê o devido processo legal, lhes é garantido igualmente o direito constitucional de recorrer. Enquanto legítima representante da magistratura mineira, a Amagis sempre adotará as providências legais e necessárias para garantir o direito à independência de julgar.
“Os magistrados não se deixarão intimidar por campanhas de difamação ou calúnias de insatisfeitos com as decisões judiciais. A Amagis estará sempre presente em defesa deles, essa é a nossa principal missão”, reafirmou o presidente da Associação, desembargador Herbert Carneiro, para completar: “Respeitar as decisões judiciais é respeitar o estado de direito e a Constituição”.