medalha_guido.jpg
No próximo dia 6 de outubro, acontecerá mais uma edição da outorga da “Medalha Guido de Andrade”, a honraria da Amagis destinada a homenagear pessoas e instituições que contribuíram para o fortalecimento da magistratura mineira.

Neste ano, receberão a Medalha o ministro aposentado do STJ, Sálvio de Figueiredo; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Pinheiro; o comandante-geral da PMMG, Renato Vieira de Souza; e o jornalista do Estado de Minas, Mário Fontana. O orador oficial da cerimônia será o desembargador Geraldo José Duarte de Paula.

Histórico

A “Comenda Comemorativa Desembargador Guido de Andrade” foi instituída pela Amagis através da portaria normativa nº 1, de 15 de junho de 2007, durante a gestão do ex-presidente Nelson Missias de Morais. Já foram homenageados: José Alencar, Sepúlveda Pertence, Alberto Pinto Coelho, Aécio Neves, Gilmar Mendes, Elmiro Nascimento, Luiz Fernando Carvalho, Antonio Anastasia, Francisco Rezek, Célio Borja, Durval Ângelo, Itamar Franco, Carlos Velloso e Danilo de Castro.

Guido de Andrade

O desembargador José Guido de Andrade, que dá nome à comenda da Amagis, foi um ícone da magistratura mineira. Sua morte, em 2004, representou uma grande perda para a classe, mas não apagou as boas memórias de suas lutas e conquistas em prol de todo o Poder Judiciário. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais, em 1956. Ingressou na magistratura em 1961 e foi promovido a desembargador em 1988.