O desembargador Vallisney de Souza Oliveira foi eleito por unanimidade o novo presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6). O magistrado, que irá comandar a corte no biênio 2024-2026, recebeu os votos dos 17 desembargadores do TRF em sessão plenária da Corte realizada na tarde desta quinta-feira, 20 de junho. O desembargador Ricardo Machado Rabelo será o novo vice-presidente e corregedor.

Vallisney de Souza Oliveira assume o cargo em agosto, com o fim do mandato da atual presidente, a desembargadora Mônica Sifuentes.

A presidente em exercício da Amagis, juíza Rosimere das Graças do Couto, parabeniza os desembargadores Vallisney de Souza Oliveira e Ricardo Machado Rabelo pela eleição, desejando que a gestão seja marcada por justiça eficiente e contribuição para o fortalecimento da justiça federal em nosso país.

A juíza Rosimere cumprimenta também a desembargadora Mônica Sifuentes pelo trabalho exemplar que realizou como a primeira presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6). “Sua liderança, comprometimento e dedicação foram fundamentais para o desenvolvimento e consolidação do TRF-6. Para sempre sua atuação será lembrada como um marco na história do TRF-6 e da Justiça mineira”, disse Rosimere.


Foto: TRF-6

Sobre o novo presidente

Vallisney de Souza Oliveira atuou como Juiz Federal/2ª Vara Federal/AM; Juiz Diretor do Foro da Seção Judiciára/AM por dois mandatos; Juiz Federal em Roraima, em cumulação, por diversos períodos; primeiro Presidente da Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais do Amazonas/Roraima; Juiz do Tribunal Regional Eleitoral/TRE/AM por dois mandatos; Juiz do TRE/RR em cumulação; Juiz Federal convocado no Tribunal Regional Federal da 1ª Região/TRF1 em diversas oportunidades; Juiz Federal da 23ª Vara Federal/Brasília/DF (Juizados Federais) e em seguida da 10ª Vara Federal/Brasília/DF (especializada em crimes contra lavagem de dinheiro, sistema financeiro e organizações criminosas). Vice-Diretor do Foro da Seção Judiciária Federal do Distrito Federal por dois mandatos; Juiz Instrutor no Superior Tribunal de Justiça (/STJ) por duas vezes.

Atuação profissional anterior à Justiça Federal: Procurador da República no Estado do Espírito Santo; Promotor de Justiça no Amazonas; Fiscal de Tributos do Estado Amazonas e Fiscal de Tributos do Município de Manaus/AM. No Magistério: Foi Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília - UnB e Mestre e Doutor em Direito/PUC-SP.