A Amagis parabeniza a turma do ano de 1993 pelos 30 anos de Magistratura completados neste dia 2 de agosto.

Para celebrar a data, a desembargadora Áurea Maria Brasil Santos Perez, integrante desta turma, redigiu um texto no qual reflete sobre a investidura na função política de julgar e fala sobre o “Curso de Preparação para ingresso na Magistratura” realizado pela EJEF. Leia abaixo.

O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, parabeniza os integrantes da turma por suas contribuições ao aprimoramento do Poder Judiciário e à valorização da classe, que dignificam a Magistratura.

 Com a palavra, a desembargadora Áurea Maria Brasil Santos Perez:

“Caros colegas, em cujos nomes tenho a honra de proferir esta oração.

Gostaria de ressaltar uma apóstrofe bíblica, citada pelo admirado Professor João Baptista Villela no ano de 1987, quando de sua posse como Juiz do Trabalho Substituto da 3ª Região. Lança ela uma advertência:

‘Por isso, quem quer que sejas, ó homem que julgas, tu és inescusável, porque, naquilo mesmo em que julgas a outro, a ti mesmo te condenas, visto que fazes as mesmas coisas que julgas’ (Romanos, 2 : 1º)

Segundo assinalou o estimado Mestre, ‘proclamam os exegetas bíblicos que, nesta passagem, visa o Apóstolo ao povo hebreu, que se havia tornado réu do mais hediondo dos crimes: a condenação de Jesus. Contudo, todos nós sabemos – nós que fazemos da exegese a atividade incessante de cada dia – que os textos, uma vez produzidos, adquirem vida própria. E, adquirindo-a, passam a dizer não mais o que pretende ou pretendeu o seu autor, mas aquilo que o momento ou as circunstâncias querem que eles digam’.

Por isso, pareceu-me pertinente trazê-la aqui, nesta ocasião. Ao nos investirmos na função política de julgar, temos que estar sempre alertas contra um fantasma que ronda o difícil mister do magistrado: a tentação da superioridade.”

Com essa reflexão, iniciava o discurso que proferi, como oradora da Turma, quando do encerramento do 14º Curso de Preparação para ingresso na Magistratura, em 25 de junho de 1993.

Retomo agora a palavra, mais uma vez honrada e com grande emoção, para homenagear os colegas nesta data em que completamos 30 anos de nossa posse como Juízes do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.

Éramos 101 candidatos aprovados no certame homologado em 26 de maio de 1993 pela então Corte Superior do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; 28 mulheres e 73 homens. Ao tempo em que alcançávamos um sonho, iniciávamos um novo ciclo de nossas vidas.

O 14º Curso de Preparação para ingresso na Magistratura foi realizado pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, com o apoio da Escola Nacional da Magistratura e da AMAGIS, no período de 21 a 25 de junho de 1993. Estivemos juntos, nestes cinco dias de palestras ministradas no lindo auditório do Edifício da Rua Goiás n. 229 (hoje conhecido como Anexo I - Unidade Goiás do TJMG), e em visitas que fizemos ao Tribunal de Alçada, à Amagis, ao Tribunal Regional Eleitoral e à Corregedoria de Justiça.

Foi o último “Curso de Preparação para ingresso na Magistratura” realizado pela EJEF, pois, no concurso subsequente, os candidatos aprovados passaram a submeter-se a Curso de Formação Inicial, em salas de aula, de duração mais longa e com metodologia de ensino.

No entanto, a nossa preparação para o ingresso na Magistratura, apesar de curta, revelou-se de significativa importância para nós, pois, além de recebermos orientações e ensinamentos, pudemos nos conhecer melhor e iniciar amizades que se fortaleceram e nos acompanham por nossas vidas.

Hoje, da Turma de 1993, somos 55 colegas ativos, 37 aposentados, três exonerados, três falecidos e três que não chegaram a tomar posse.

Destacando o nome dos três colegas que hoje se encontram em outro plano: José Adalberto Coelho, Mário Sathler Emerick Berbert e Rander José Funaro, agradeço a todos da Turma pelo privilégio da convivência, pelo aprendizado conjunto e especialmente pela companhia nesta caminhada no ambiente virtuoso da Magistratura do Estado de Minas Gerais.

O que se iniciava em 1993, para todos nós, hoje faz parte da nossa essência. O percurso já trilhado na Magistratura é inexoravelmente maior do que o que haveremos de percorrer – quando já não ultimado por muitos de nós. Mas persistem, entranhadas em minha mente e no meu coração, as lições ministradas pelo querido Desembargador Gudesteu Biber Sampaio, na primeira palestra proferida em nosso curso, sobre “Deontologia Forense”, destacando as três qualidades essenciais de um Magistrado:

- humildade
- serenidade
- bondade

No longo caminho que seguimos desde então, creio que procuramos cultivar essas virtudes destacadas por nosso Professor, observando que são imprescindíveis para os que se dispõem a SERVIR à sociedade através da judicatura, mas convencida, também, de que são predicados essenciais para nossa realização de vida, para dar à luz os melhores propósitos e significar a nossa existência.

Que nestes 30 anos de Magistratura possamos nos reconhecer melhores, como pessoas e como profissionais a serviço da sociedade em tão difícil e elevado mister, que é, na síntese perfeita de Georges Ripert, “a arte de conduzir os homens”. A qual só pode ser reconhecida como verdadeiramente justa se realizada com amor e compaixão.

Que possamos voltar os olhos para toda a obra que até então realizamos e para dentro de nós mesmos, com paz de espírito, leveza no coração e alegria pela crença genuína de nos empenharmos e reafirmarmos, diuturnamente, o propósito de fazer e dar o nosso melhor!

Invoco, a Deus, o mesmo pedido que fiz há 30 anos, ao finalizar a minha oração em nosso curso preparatório:

“Que Ele nos tome como verdadeiros instrumentos de Sua bondade e sabedoria.”

Que assim seja! Sempre.

Abraço, com carinho e gratidão, parabenizando cada um dos prezados colegas!

Integrantes:

Abenias César de Oliveira
Américo Freitas de Jesus
Ângela de Lourdes Rodrigues
Angélica Ferrari
Antônio Belasque Filho
Aquiles da Mota Jardim Neto
Áurea Maria Brasil Santos Perez
Beatriz da Silva Takamatsu
Carlos Pavanelli Batista
Celso Bedin
Cláudia Alvarim Barrozo
Doorgal Gustavo Borges de Andrada      
Fábio Garcia Macedo Filho
Fábio Torres de Sousa
Flávia Birchal de Moura
Francisco Fernandes da Cunha
Francisco Ricardo Sales Costa
Geraldo Eustáquio Alves
Geraldo Vicente Ferreira Dornas
Ivone Campos Guilarducci Cerqueira     
Jacinto Copatto Costa
Jair Eduardo Santana
Jaqueline Calábria de Albuquerque
Jeferson Maria
João Martiniano Vieira Neto
João Veríssimo Fernandes
José Adalberto Coelho
José Antônio Ferreira Brandão Santos
José Clemente Piedade de Almeida
José Geraldo Hemetrio
José Luiz de Moura Faleiros
José Romualdo Duarte Mendes
Judimar Martins Biber Sampaio
Lailson Braga Baeta Neves
Liliane Rossi dos Santos
Livingsthon José Machado
Lúcio Eduardo de Brito
Luiz Gonzaga Camargo
Luiz Gonzaga Silveira Soares
Luziene Medeiros do Nascimento Barbosa
Marcelo Pereira da Silva
Márcia Maria Calainho de Oliveira
Marco Antônio de Melo
Marcos Francisco Pereira
Marcus Vinicius do Amaral Daher
Maria da Glória Reis
Maria das Graças Rocha Santos
Maria de Lourdes Freitas Fontani Villarinhos
Maria Lúcia Cabral
Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo
Maria Luiza Santana
Mário Sathler Emerick Berbert
Maurício Pinto Coelho Filho
Maurício Torres Soares
Mauro Francisco Pitelli
Mauro Riuji Yamane
Mauro Simonassi
Milce Terezinha Mendonça Mansur       
Nício Joviano dos Santos
Noelho Adelino Machado
Núbio de Oliveira Parreiras
Octávio Augusto De Nigris Boccalini
Oilson dos Santos  
Orfeu Sérgio Ferreira Filho
Orlando Aragão Neto
Otaviano José da Silveira
Patrícia Maria Oliveira Leite
Paulo Antônio Begalli
Paulo Barone Rosa
Paulo Cássio Moreira
Paulo Duarte Lopes Angélico
Paulo Tristão Machado Júnior
Pedro Aleixo Neto 
Pedro dos Santos Barcelos     
Rander José Funaro
Raquel Gomes Barbosa
Relbert Chinaidre Verly
Renato Luis Dresch
Roberto Apolinário de Castro
Roberto Ribeiro de Paiva Junior
Rômulo de Araújo Mendes    
Rosangela Fátima de Freitas
Rubens Casara
Ruy Vicente de Paulo
Sandra Eloisa Massote Neves
Sandra Sallete da Silva
Sérgio Antônio Murad
Sidnei Ponce
Silvia Rodrigues de Oliveira Brito
Soraya Hassan Baz
Tenório da Silva Santos
Tereza Conceição Lopes de Azevedo     
Thomaz Antônio da Silva Araújo
Timóteo Yagura
Vera Vasconcelos Barbosa
Vicente de Oliveira Silva
Victor Corrêa de Oliveira
Walner Barbosa Milward de Azevedo
Wanderley Salgado de Paiva
Yeda Athias de Almeida
Zilda Maria Youssef Murad