A presidente em exercício da Amagis, juíza Luzia Peixôto, e a diretora de Comunicação da Associação, juíza Rosimere Couto, participaram nesta segunda-feira, 14, da abertura da 16ª Exposição Internacional de Mineração (Exposibram) e do 16º Congresso Brasileiro de Mineração, promovidos pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). Os eventos, que vão até o dia 17 de setembro no Expominas, em Belo Horizonte, são realizados a cada dois anos no Brasil e têm a participação de empresas, entidades e representantes governamentais de dezenas de países.

Exposibram

Maior feira de mineração da América Latina, a Exposibram conta com 15 mil m² de estandes, nos quais estão representadas as principais mineradoras com atuação global e os grandes fornecedores de produtos e serviços. No espaço, eles apresentam novidades em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos e gestão.

exposibram2

Realizado em paralelo à exposição, o Congresso Brasileiro de Mineração atrai mais de dois mil participantes entre especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas. Para dinamizar os debates dos temas considerados mais fundamentais para o setor mineral e a cadeia produtiva, o Ibram estabeleceu uma programação que conta com palestras magnas, workshops, talk-shows, entre outras iniciativas que se unem às atividades desenvolvidas no ambiente da feira. Para conferir a programação completa do congresso, clique aqui.

A solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade; o vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas, deputado Adalclever Lopes; o vereador Tarcísio Caixeta, representante da Câmara Municipal de Belo Horizonte; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Altamir Rôso; o deputado federal Rodrigo de Castro, representante do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha; o senador Ricardo Ferraça; o presidente do Ibram, Fernando Coura; o presidente do Sistema Fiemg, Olavo Machado Júnior; o diretor do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear, Sérgio Filgueiras, que representou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo; e o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Carlos Nogueira da Costa Júnior.

Congresso Minerário

Este ano, a mineração também foi tema de um congresso realizado pela Amagis, como parte das comemorações dos 60 anos da Associação. Entre os dias 24 e 26 de junho, o I Congresso Mineiro sobre Exploração Minerária reuniu, em Belo Horizonte, especialistas de todo o país, que debateram temas envolvendo a questão minerária e seus reflexos econômicos, sociais e ambientais.