O 2º Congresso de Internacionalização de Negócios foi aberto na noite desta terça-feira (5/11), no Centro Cultural Unimed-BH Minas, com o tema “Sustentabilidade Brasil-Portugal”. O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, participou do evento, que segue até quinta-feira (7/11).
A abertura também contou com as presenças do superintendente de Obras e Gestão Predial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Ronaldo Claret de Moraes, representando o presidente, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; do supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e das Medidas Socioeducativas (GMF) do TJMG, desembargador José Luiz de Moura Faleiros; e do desembargador Alberto Aluízio Pacheco de Andrade, entre outras autoridades.
O Congresso é realizado pela Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Minas Gerais, em parceria com o Instituto Nacional de Engenharia Civil (Inec), e tem apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). O evento promove o debate e a troca de conhecimentos sobre sustentabilidade, bem como a integração das comunidades empresarial, acadêmica e política do Brasil e de Portugal.
Programação
O 2º Congresso de Internacionalização de Negócios conta com vários painéis, com a participação de especialistas brasileiros e portugueses. Na terça (5/11), foi apresentado o painel 1, com o tema “A Reputação do Brasil no Exterior”, e a palestra “Preservação do Capital Natural”, além da divulgação do 1º Prêmio de Sustentabilidade Brasil Portugal 2025.
Nesta quarta-feira (6/11), será realizado o painel 2, com o tema “A Descarbonização e seus Desafios”; o painel 3, intitulado “Cidades Sustentáveis”; e o painel 4, com o tema “Crescimento Econômico Inclusivo e Sustentável”, com participação do supervisor do GMF/TJMG, desembargador José Luiz de Moura Faleiros.
Na quinta-feira (7/11), serão apresentados o painel 5, intitulado “Estratégias Corporativas ESG”, e o painel 6, com o tema “Finanças Sustentáveis”.