O ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Agostinho Patrus, tomou posse na manhã desta quinta-feira, 2/2, como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, participou da solenidade, que foi conduzida pelo presidente da Corte, conselheiro Mauri Torres.

Em seu discurso, Agostinho Patrus citou Otto Lara Resende que, ao tomar posse na Academia Mineira de Letras, destacou a honra de estar em um caminho de tão alta linhagem, sem abrir mão do que tem sido e é.



“Hoje com o compromisso que o figurino impõe, visto pela primeira vez a prestigiosa beca de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Nesta oportunidade, tomo emprestado os sentimentos do escritor Otto Lara Resende para hipotecar o incomensurável respeito a esta instituição e aos seus membros”, disse o novo conselheiro.



Ele lembrou de sua trajetória na vida pública, como deputado estadual por quatro mandatos, entre 2007 e 2022, presidindo a Casa Legislativa de 2019 até o ano passado, e como secretário das pastas de Desenvolvimento Social, entre 2008 e 2009, e do Turismo, entre 2011 e 2013. Ressaltou o empenho, durante sua trajetória, por levar mais justiça social e igualdade aos mineiros e a luta por recursos que promovessem melhorias nos municípios do Estado.

O novo conselheiro se comprometeu a continuar a combater as desigualdades sociais em Minas. Para ele, o fundamental se solidifica na boa aplicação dos recursos públicos. “Minha atuação será pautada pelo ideal que herdei de meus pais e que, ao longo da minha trajetória na vida pública, ampliou minhas percepções e fortaleceu minhas convicções: o combate às desigualdades sociais, mazela histórica e ainda tristemente presente na sociedade brasileira”, disse.

Leia aqui a íntegra do discurso do novo conselheiro.

O presidente da Amagis parabenizou Agostinho Patrus e destacou sua sensibilidade, altivez e competência como subsídios para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas. “Agostinho Patrus é um homem íntegro e que possui todas as qualidades de figura pública. Com toda certeza, ele contribuirá sobremaneira com os trabalhos do nosso Tribunal de Contas buscando melhorar, cada vez mais, a vida dos mineiros”, disse Luiz Carlos Rezende e Santos.

 

O presidente do Tribunal, conselheiro Mauri Torres, falou da alegria em empossar Agostinho Patrus e destacou a trajetória exitosa do empossado no Legislativo e Executivo. Lembrou da amizade que teve com o pai do empossado, também deputado Agostinho Patrus, e ressaltou as qualidades do novo conselheiro herdadas de sua família. “Aprendi muito com seu pai e toda sua família, que é feita de trabalhadores e pessoas dedicadas que quando assumem uma função têm a facilidade de agregar buscando sempre o melhor. É uma satisfação empossar Agostinho Patrus no nosso Tribunal de Contas”, afirmou. 

Presente na solenidade e representando o presidente do Tribunal de Contas da União, o ministro Antonio Anastasia, do TCU, falou da satisfação e alegria em ver Agostinho Patrus tomar posse no TCE do Minas Gerais. O ex-governador do Estado de Minas Gerais destacou a importância do Tribunal de Contas para a democracia. “Ao cuidar das contas públicas, o Tribunal de Contas cuida da eficiência da gestão pública, auferindo efetividade na locação dos recursos públicos” destacou o ministro. Anastasia lembrou também do pai do empossado e suas qualidades de homem público, herdadas pelo novo conselheiro.

O vice-governador do Estado Mateus Simões participou da solenidade e também destacou o papel do Tribunal de Contas no Estado. Mateus Simões falou sobre a responsabilidade, os princípios e os valores que balizam a vida pública, parabenizou o empossado e ressaltou a contribuição que ele, como homem público e agora em outra função, dará aos mineiros no Tribunal de Contas do Estado.

Diversas autoridades participaram da solenidade, entre elas o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman; o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho; o ex-presidente do TJMG e ex-presidente da Amagis, desembargador Nelson Missias; o procurador-Geral de Justiça, Jarbas Soares; a defensora-pública-Geral, Raquel da Costa Dias; o recém-eleito presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite; e presidente da Câmara dos Vereadores, Gabriel Azevedo; além de deputados, magistrados, amigos e familiares do empossado.

Agostinho Patrus foi eleito para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas mineiro em 7 de outubro e sua nomeação foi assinada pelo governador Romeu Zema no dia 6 de dezembro. O conselheiro assume a vaga deixada pelo conselheiro Sebastião Helvécio, que se aposentou no fim de 2021.

Mineiro de Belo Horizonte, o novo conselheiro é formado em Administração e tem pós-graduação em Gestão Empresarial e em Logística pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com atuação nos setores agropecuário e de transportes.