O procurador Jarbas Soares Júnior tomou posse no cargo de procurador-geral de Justiça de Minas Gerais nesta segunda-feira, 12/12, para mandato de dois anos à frente do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

 

O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, que estava em Brasília para a posse da nova Diretoria da AMB, foi representado na solenidade no MPMG pelo desembargador Franklin Higino Caldeira Filho. Luiz Carlos Rezende e Santos parabenizou Jarbas Soares, desejando sucesso no próximo biênio de gestão, destacando a grande experiência e dedicação do procurador-geral para com o Ministério Público, além da importância da instituição dentro do sistema de Justiça de nosso Estado.

Após à leitura do termo de compromisso e assinatura do termo de entrada em exercício, Jarbas Soares Júnior ressaltou o valor e a importância do Estado Democrático de Direito para a convivência das diferenças e dos contrários, mas que tem sido tão confrontada e vilipendiada.

Jarbas Soares ainda destacou que o Ministério Público trabalha pelo Estado Democrático de Direito e é um dos pilares da Democracia e das garantias constitucionais.

Além disso, Jarbas Soares Júnior afirmou que o Ministério Público seguirá na missão de defender os direitos fundamentais, de proteger os direitos humanos, o meio ambiente, os direitos das crianças, dos idosos e das pessoas com deficiência; seguirá combatendo o racismo e o preconceito, a violência contra a mulher; zelará pelo patrimônio público e o patrimônio cultural.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ressaltou que estar à frente de um órgão ou instituição pública é uma grande responsabilidade, mas também a chance de transformar o trabalho em soluções para os problemas da população.

Participaram também da solenidade de posse, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Arthur Carvalho Pereira Filho; o governador Romeu Zema; o senador Rodrigo Pacheco;  a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, desembargadora Mônica Sifuentes; o vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas, Fernando Antônio Nogueira Galvão da Rocha; além de outra autoridades, procuradores e promotores de Justiça, e representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. 

 

Trajetória 

Natural de Montes Claros, Jarbas Soares Júnior ingressou no Ministério Público de Minas Gerais em maio de 1990. Atuou como promotor de Justiça nas comarcas de Januária, Manga, Ouro Preto, Mariana e Itabirito. Foi promovido ao cargo de procurador de Justiça em 2001. Exerceu o cargo de procurador-geral de Justiça nos biênios 2005/2006 e 2007/2008, além de 2021/2022.