A vice-presidente Administrativo da Amagis, juíza Rosimere das Graças do Couto, participou da abertura do XIV Congresso Estadual do Ministério Público de Minas Gerais, promovido pela Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), manhã desta quinta-feira, 4/8, em Belo Horizonte.

O Congresso tem o objetivo de promover o aprimoramento institucional do Ministério Público e da atuação de seus membros, buscando estudar e debater as diferentes perspectivas e desafios gerados pelas constantes mudanças e transformações impostas pela sociedade, principalmente pelos meios de comunicação, a agilidade do fluxo de informações e as conexões globais dessa nova era digital, visando atingir os melhores caminhos na prestação dos serviços à sociedade.

É o que avalia a presidente da AMMP, promotora Larissa Rodrigues Amaral, para quem os assuntos a serem estudados levam em consideração as constantes transformações da sociedade e a necessidade do aprimoramento impostas por estas mudanças.

A ex-juíza do Tribunal de Haia, Sylvia Steiner proferiu a palestra de abertura “As atribuições da Procuradoria junto ao Tribunal Penal Internacional: desafios do Ministério Público contemporâneo”.

Dentre as palestras programadas para esta quinta e exta, está a do ministro do TCU, ex-governador de Minas, ex-senador e ex-ministro do Trabalho, Antonio Anastasia, que vai abordar os “Caminhos do Ministério Público e as fronteiras da inovação”. A jornalista investigativa e escritora Daniela Arbex vai discutir o “Jornalismo Investigativo e a interface com o Ministério Público.

Também farão palestras o promotor de Justiça de São Paulo e doutor em Direito Penal pela PUC/SP, Cleber Masson, que abordará “Questões atuais do Direito Penal”. Fábio Medina Osório, advogado e doutor em Direito Administrativo pela Universidade Complutense de Madri, que vai abordar “Compliance e anticorrupção empresarial”.

O desembargador do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais e pós-doutor em Direito Constitucional pela Universidade da Califórnia em Berkeley, Fernando Amando Ribeiro, ministrará palestra sobre “O Imaginar para inovar: direito, literatura e transformação social”. O comunicador Marcelo Tas terá como tema “A comunicação na aceleração digital”, entre outros.

Diversas autoridades, entre elas o Procurador Geral do Estado de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Maurício Soares, e a defensora pública-geral do Estado de Minas Gerais, Raquel Gomes, participaram da abertura do Congresso.

 

Saiba mais sobre o congresso aqui.