A reunião no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais desta terça-feira, 16, foi marca por uma grande homenagem ao presidente da Casa, deputado Dinis Pinheiro, que chega ao fim de seu mandato em janeiro do próximo ano.
O presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, e juiz Maurício Soares, vice-presidente de Saúde da Associação, participaram da solenidade.
Ao entrar no plenário, o deputado foi muito aplaudido pelos presentes, que lotaram as galerias do plenário com cartazes e placas de agradecimento público ao presidente.
Diversos grupos artísticos e culturais se apresentaram, entre eles a Orquestra Jovem Viola das Gerais, que executou a canção folclórica Calix Bento na abertura das homenagens. Crianças da Escola Estadual Leon Renault também apresentaram a canção Amigos para Sempre.
Em seguida, foi exibido um vídeo sobre a trajetória política do deputado Dinis Pinheiro, o mais novo parlamentar da Assembleia Legislativa. Ele tomou posse para seu primeiro mandato em 1994. Ao todo, foram cinco mandatos de deputado estadual, sendo dois deles seguidos na presidência.
Em seu discurso, Dinis Pinheiro agradeceu todas as manifestações e o carinho dos mineiros e destacou que, durante toda a sua caminhada política. nunca se viu sozinho. Falou sobre sua vida e trajetória e afirmou que, como ensinou sua mãe, “a vida só é verdadeiramente vivida quando se destina à felicidade dos outros”.
“Deixo o parlamento com a sensação de dever cumprido. Abri as portas da Assembleia para pessoas simples e humildes que, aqui, hoje, se encontram em seu lugar, em sua casa”, afirmou ele, ressaltando projetos que sempre defendeu durante suas legislaturas, priorizando o incentivo à vida, à doação de órgãos, à cultura, ao combate ao tráfico de drogas e a abolição do voto secreto na Assembleia.