A juíza Ivone Guilarducci, diretora-secretária da Amagis, representou o presidente da Associação, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, na sexta-feira, 18/3, na solenidade de inauguração do novo fórum da Comarca de Além-Paraíba, na Zona da Mata.

Este é o 12º novo fórum inaugurado pela atual gestão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O Fórum Nelson Hungria substitui o anterior, que foi construído nos anos 1950 e já não oferecia condições adequadas para atender ao jurisdicionado.

O presidente Gilson Lemes disse da satisfação em entregar o novo prédio para a comarca que, em 16 de maio, deste ano, completa 130 anos de instalação. “Estamos mostrando aos além-paraibanos que estamos atentos às demandas da comunidade”, ressaltou.

Além disso, o presidente do TJMG observou que o antigo fórum tornou-se ultrapassado para atender à crescente demanda da comunidade por Justiça e à modernização que os novos tempos exigem.

O presidente ainda agradeceu ao atual diretor do foro da Comarca de Além Paraíba, juiz Diego Teixeira Martinez, e ao juiz Carlos Pavanelli Batista, que ocupava o cargo na época da escolha do terreno, que colaboraram para o bom andamento dos trabalhos.

Nelson Hungria

O presidente Gilson Lemes também homenageou um dos mais destacados juristas brasileiros, que nasceu em Além-Paraíba e empresta o nome ao fórum da comarca: Nelson Hungria Hoffbauer. “Que os valores, o brilhantismo, a dedicação à Justiça que pautaram a vida desse grande homem público possam inspirar todos aqueles que irão atuar nesta nova edificação”, disse.

O conceituado jurista concluiu o bacharelado em Direito aos 18 anos e, aos 19, foi nomeado promotor público, atuando também, ao longo da carreira, como jornalista, delegado de polícia, juiz de direito, desembargador e ministro do Supremo Tribunal Federal. Casou-se com Isabel Hungria, com quem teve quatro filhos, e faleceu em 1969. É considerado o maior penalista do Brasil.

Magistrados e servidores da comarca de Além-Paraíba expressaram gratidão ao antigo prédio que abrigou o fórum por muitos anos, mas não esconderam a alegria de se mudarem para um edifício moderno, seguro e preparado para atender o presente e o futuro da comarca.

O fórum da comarca sofria com constantes alagamentos nas temporadas chuvosas. De acordo com o diretor do foro de Além-Paraíba, juiz Diego Teixeira Martinez, destaca que um dos alagamentos ocorreu justamente quando ele assumiu a comarca, no final de 2016, o que comprometeu diversos processos físicos.

Localização

A Comarca de Além-Paraíba é de segunda entrância e conta com três magistrados. Também agrega as cidades de Santo Antônio do Aventureiro e Volta Grande, além dos distritos de Angustura, São Domingos e Trimonte. Possui atualmente cerca de 9 mil processos ativos.

A área ocupada pelo prédio do novo fórum tem 2.150 m² e conta com acessibilidade, amplo espaço para as secretarias, gabinetes dos magistrados, salas de administração, arquivo e Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania (Cejusc), além de estacionamento.

Outras inaugurações

Na atual gestão do TJMG, já foram inaugurados os fóruns de Carmo do Rio Claro, Miraí, Guaranésia, Araguari, Mariana, Varginha, Capelinha, Matozinhos, São Romão, Abaeté, Nanuque e, agora, o de Além-Paraíba.

Presenças

Além do presidente Gilson Lemes, participaram da solenidade de inauguração o 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Newton Teixeira Carvalho; o superintende de Obras do TJMG, desembargador Sérgio da Fonseca Xavier; o vice-corregedor geral de Justiça, desembargador Edison Feital Leite; e o desembargador do TJMG  Adriano Mesquita Carneiro.

Também estiveram presentes o prefeito de Além-Paraíba, Miguel Belmiro Souza Júnior; a vereadora Renata de Paula Guerine; os juízes da comarca de Além-Paraíba Marco Aurélio Souza Soares e Leonardo Curty Bergamini; e outros representantes do Poder Judiciário na região, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil, das Polícias Civil e Militar.