O juiz Evandro Cangussu, diretor sub-secretário da Amagis. representou o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, nesta sexta-feira, 25, em solenidade realizada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), de inauguração do Fórum Doutor Ruy Gouthier de Vilhena, na Comarca de São Romão, no Norte de Minas Gerais.

Instalações

O novo fórum, com aproximadamente 800 metros quadrados de área construída, está preparado para receber até duas varas. Possui pavimento único, totalmente voltado para a acessibilidade de idosos e portadores de deficiência, o que não ocorria no prédio antigo. Foi construído com amplo estacionamento para carros, motos e bicicletário, sistema de ar-condicionado, sistema de segurança, amplas salas para servidores, magistrados, arquivos, Cejusc e moderno tribunal do júri.

O presidente do TJMG, desembargador Gilson Lemes, disse que “o novo fórum de São Romão é resultado do firme compromisso do nosso Tribunal de Justiça de oferecer à sociedade uma prestação jurisdicional de mais qualidade e de proporcionar ambientes mais adequados e dignos a magistrados, promotores de justiça, advogados, defensores públicos, servidores, colaboradores, estagiários e jurisdicionados”.

O desembargador Ruy Gouthier de Vilhena empresta seu nome ao novo fórum de São Romão, e foi homenageado pelo desembargador Gilson Lemes, durante a solenidade. "O doutor Ruy Gouthier foi um dos mais notáveis homens públicos que Minas Gerais já conheceu, exercendo, nas décadas de 1970 e 1980, a função de juiz em várias comarcas mineiras, juiz do Tribunal de Alçada, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e corregedor-geral de Justiça, atividades que dividiu, por muitos anos, com o magistério. Foi um homem que dedicou sua vida à Justiça e que, ao partir, deixou para todos os membros do Judiciário mineiro um legado de honradez, operosidade e competência", destacou.

Durante o evento, foram entregues ao presidente Gilson Soares Lemes e ao ex-presidente Nelson Missias de Morais placas em reconhecimento ao trabalho realizado por ambos na gestão do TJMG. O juiz Isaías Caldeira Veloso, atualmente na Comarca de Montes Claros, também recebeu homenagens pelas atividades na comarca entre 1999 e 2020.

Também foi homenageada a comunidade de São Romão, representada por Maria da Glória Mameluque, mãe do juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça Leopoldo Mameluque. 

Presenças

Também estavam presentes no evento o 3º vice-presidente do TJMG,  desembargador Newton Teixeira Carvalho; o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo; o superintendente administrativo adjunto do TJMG,  desembargador José Arthur Filho; o ex-presidente do TJMG desembargador Nelson Missias de Morais; os desembargadores Guilherme Passos e José Eustáquio Lucas Pereira; o juiz auxiliar da Presidência do TJMG Delvan Barcelos; o juiz Eliseu Silva Leite Fonseca, diretor do foro de São Romão; o prefeito de São Romão, Marcelo Mendonça; o presidente da Câmara Municipal de São Romão, vereador Robson Barroso; o empresário Décio Bruxel, presidente da DB Agropecuária; e outros representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e Polícias Civil e Militar.