O diretor-subsecretário da Amagis, juiz Evandro Cangussu, representou o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, na inauguração do novo Fórum Doutor João Cunha Ortiga, na Comarca de Manga, Região Norte de Minas Gerais, nesta terça-feira, 14. A nova edificação substitui o antigo prédio que abrigou o fórum por 40 anos.

O imóvel foi construído para abrigar até duas varas. Possui um pavimento com amplas salas para arquivo, secretarias, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), gabinetes, salas para abrigar a Defensoria Pública, Ordem dos Advogados e Ministério Público, além de sistemas de segurança, ar-condicionado e amplo estacionamento. O novo fórum também tem como ponto forte a total acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.

Atualmente a duas varas que compõem a Comarca de Manga possuem um acervo processual de aproximadamente 6,5 mil feitos.

O presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho, agradeceu a todos que se empenharam para que a obra do novo fórum saísse do papel e se concretizasse, citando o superintendente de Obras do TJMG, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho, o juiz auxiliar da Presidência, Eduardo Gomes Reis, que também coordena a Diretoria de Engenharia e Gestão Predial (Dengep) do TJMG, e o diretor da Dengep, Marcelo Junqueira. Segundo o presidente do TJMG, é uma honra entregar à comunidade que integra a Comarca de Manga as novas instalações do Fórum Doutor João Cunha Ortiga.

Acessibilidade

O diretor do foro de Manga, juiz Frederico Vasconcelos de Carvalho, disse considerar fundamental a inauguração da nova edificação, uma vez que o antigo fórum, inaugurado em 1983, já não atendia de forma adequada o jurisdicionado, além de ser muito oneroso para a administração pública. Segundo o magistrado, a nova edificação trará muito mais conforto para o jurisdicionado e para magistrados, servidores, terceirizados, estagiários, advogados, defensores e promotores.

Durante o evento, o juiz Frederico Vasconcelos de Carvalho, que é de Belo Horizonte, foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Miravânia, cidade que integra a comarca de Manga. O título foi entregue pelo presidente da Câmara Municipal de Miravânia, vereador Sebastião Araújo dos Santos. O município de Miravânia, representado pelo prefeito Elzio Mota Dourado, também prestou homenagens ao presidente José Arthur Filho, ao desembargador Estêvão Lucchesi e ao ex-juiz da Comarca, Thiago Colnago Cabral. Todos receberam produtos típicos da região. Os servidores da Comarca de Manga também entregaram ao presidente José Arthur Filho uma cesta com produtos da região.

Presenças

Registraram presença no evento o prefeito de Manga, Anastácio Guedes Saraiva; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Leopoldo Mameluque; o presidente da Câmara Municipal de Manga, vereador João França Neto; magistrados da região, representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Defensoria Pública, Polícias Civil e Militar.

Com informações do TJMG/fotos: Euler Júnior-TJMG