A vice-presidente Administrativa da Amagis, juíza Rosimere das Graças do Couto, participou da solenidade de inauguração do novo Fórum da Comarca de Caeté. O diretor Jurídico da Amagis, desembargador Alberto Henrique de Oliveira também participou do evento, realizado nesta quinta-feira, 16/2.

Para a magistrada, que também é vice-presidente da AMB, a instalação do novo Fórum é uma etapa importante para a comarca por oferecer melhores condições de trabalho aos magistrados, operadores do Direito, servidores e, principalmente, à população. “A Comarca de Caeté merecia novas instalações já que o prédio antigo se tornou insuficiente para atender à demanda da comunidade. O novo Fórum traz ambientes mais adequados e dignos aos magistrados e magistradas, bem como aos servidores e oferece uma prestação jurisdicional mais célere e eficaz”, disse.

Em seu discurso, o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho, falou da alegria em poder entregar à comunidade de Caeté as novas instalações que, segundo ele, escrevem uma importante página da história centenária da comarca. No dia 7 de março, a Comarca de Caeté comemora 131 anos de sua instalação. “A edificação que inauguramos hoje é uma resposta à necessidade de oferecermos ambientes mais dignos e adequados aos que aqui trabalham, bem como aos jurisdicionados”, afirmou o desembargador José Arthur.

De acordo com a diretora do foro de Caeté, juíza Graziela Maria de Queiroz Franco Peixoto, toda a comunidade de Caeté está muito feliz com o novo prédio, “que vai proporcionar maior conforto aos jurisdicionados, aos servidores, magistrados, promotores e a todos que utilizam o fórum. Isso com certeza terá um impacto muito positivo na prestação jurisdicional” disse.

Foto: TJMG

Entre as autoridades que estiveram presentes no evento estavam o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior; o desembargador Afrânio Vilela; o juiz auxiliar da Presidência e responsável pela Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial, Eduardo Gomes dos Reis; a juíza auxiliar da Presidência, Marcela Maria Pereira Amaral Novais; juiz Matheus Moura Matias, que irá assumir a 1ª Vara da Comarca de Caeté; a juíza Marixa Lopes; o deputado estadual João Vitor Xavier, representando o presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite; o prefeito de Caeté, Lucas Coelho Ferreira; o presidente da Câmara de Caeté, Fúlvio Brandão; além de magistrados e magistradas, advogados, promotores e servidores.

Caeté

A Comarca de Caeté é de segunda entrância e tem uma população de aproximadamente 45 mil habitantes, segundo dados do IBGE. Os municípios de Nova União e Taquaraçu de Minas integram a Comarca, além dos distritos de Antônio dos Santos, Morro Vermelho, Penedia e Roças Novas. O prédio terá estrutura suficiente para futuras varas, conforme o TJMG.

Foto: TJMG

O novo Fórum vai abrigar duas varas. A área do terreno é de 3.967 m² e acomoda três gabinetes para juízes, três salas para assessoria, três para audiências, três secretarias, além de salas para administração, Cejusc, recepção, cela, duas salas para testemunhas, uma sala do Conselho de Sentença, um salão do júri, uma sala da OAB, uma sala do Juizado Especial, uma sala da Defensoria Plúbica, uma do Ministério Público, e estacionamento com 30 vagas.