Foi inaugurado o novo Fórum Desembargador Onofre Mendes Júnior, na Comarca de Francisco Sá, no Norte de Minas. O juiz Evandro Cangussu, diretor-subsecretario da Amagis, representou o presidente juiz Luiz Carlos Rezende e Santos. A solenidade, que aconteceu no dia 3 de junho, foi conduzida pelo presidente do TJMG, Gilson Lemes, que estava acompanhado do 2º vice-presidente do Tribunal, desembargador Tiago Pinto, do corregedor-geral de Justiça, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo, dos desembargadores Rui de Almeida Magalhães, e do supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socieducativo (GMF), desembargador Júlio Cezar Guttierrez. A comitiva foi recebida pelo diretor do foro de Francisco Sá, juiz Lauro Vinícius Nobre de Abrante.

O presidente Gilson Lemes manifestou sua satisfação em participar da cerimônia de inauguração das novas instalações do Fórum e fez um breve histórico do Município de Francisco Sá, que atualmente possui em torno de 25 mil habitantes.

O diretor do foro de Francisco Sá, juiz Lauro Vinícius Nobre de Abrante, disse que o novo fórum converge com o crescimento populacional dos municípios que compõem a comarca e com o consequente aumento na distribuição de processos. “Com o advento da nova unidade judiciária, será possível, futuramente, a instalação de uma segunda vara judicial”, disse o magistrado.

Segundo ele, o edifício onde estava instalado o fórum, inaugurado há mais de 50 anos, embora tenha passado por sucessivas reformas, tem como pontos negativos a falta de acessibilidade e a falta de estrutura para novas demandas, como sala própria para depoimento especial, local para realização de reconhecimentos judiciais, e local para acomodação de réus e testemunhas.

O evento teve a presença do prefeito de Francisco Sá, Mario Osvaldo Rodrigues Casasanta; do presidente da Câmara Municipal de Francisco Sá, vereador Ronilson Fabiano Gonçalves; do deputado estadual Arlen Santiago; do diretor subsecretário da Associação dos Magistrados Mineiros, juiz Evandro Cangussu; do juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça Leopoldo Mameluque, além de magistrados de comarcas da região e representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil/MG – Subeção Francisco Sá, das Polícias Civil e Militar. (Com informações do TJMG / Fotos: Mirna Moura / TJMG)