A juíza Patrícia Vialli Nicollini, da Comarca de Cambuí, representou, nesta segunda-feira, 30, o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, na instalação da 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e Juventude da Comarca de Extrema, no Sul de Minas. O evento aconteceu de forma híbrida, presencialmente e por meio de videoconferência.
O presidente Gilson Lemes manifestou que a instalação aprimora e qualifica o atendimento à comunidade da comarca, que em 4 de julho deste ano irá completar 44 anos de instalação, e que o grande crescimento socioeconômico da cidade, aumentou os conflitos de toda natureza, sendo o Judiciário, cada vez mais, chamado a promover a almejada pacificação social.
A diretora do foro da Comarca de Extrema, juíza Carolina Dias Lopes Bela, lembrou que, desde que chegou à comarca, há três anos, a expectativa era muito grande pela instalação da 2ª Vara, principalmente, por causa do elevado acervo de processos ativos. “São quase 14 mil processos, um número extremamente elevado para uma única vara, em uma comarca com mais de 45 mil habitantes”, ressaltou a diretora.
A magistrada ainda disse que a Comarca de Extrema está localizada em um polo industrial na divisa com o Estado de São Paulo, o que contribui para o elevado número de processos, já que tem muitas empresas e uma população flutuante que chega a 60 mil habitantes, acrescentou.
Presenças
Participaram também da instalação da 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude, presencialmente, em Extrema, o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais Guilherme Sadi; o prefeito de Extrema, João Batista da Silva; o presidente da Câmara Municipal de Extrema, vereador Sidney Carvalho; a juíza da Comarca de Cambuí, Patrícia Vialli Nicollini; o juiz da Comarca de Guaxupé Milton Furquim, nascido em Extrema; o deputado estadual Dalmo Ribeiro; além de representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil/Subseção Extrema, representantes das Polícias Civil e Militar e servidores da comarca.
No Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em Belo Horizonte, estavam, ao lado do presidente Gilson Lemes, os desembargadores Jayme Silvestre Correa Camargo, Rinaldo Kennedy, Rui de Almeida Magalhães e Júlio Cezar Guttierrez.
Fonte: Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
Fotos: Cecília Pederzoli