O juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, vice-presidente Administrativo da Amagis, representou a Associação na palestra proferida pelo filósofo Mário Sérgio Cortella, em live realizada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), nesta terça-feira, 24/8. A apresentação teve como tema: “Cenários turbulentos, mudanças velozes”.

“Convidamos o filósofo humanista, Mário Sérgio Cortella, para a palestra, considerando que queremos difundir, fora do Judiciário, a cultura da conciliação”, disse o desembargador Newton Teixeira Carvalho, terceiro vice-presidente do Tribunal.



Cortella é bacharel em Filosofia, tem mestrado e doutorado pela Universidade Católica de São Paulo, onde também lecionou por 35 anos. Também foi secretário Municipal de Educação de São Paulo e tem 47 livros publicados. A desembargadora Mariângela Meyer apresentou o currículo do filósofo Mário Sérgio Cortella na abertura da live.

“Honrar o que fazemos e proteger o futuro junto a pessoas que ganham a vida cuidando de vidas, fazendo com que possa haver harmonia nas relações”, assim Cortella deu início à sua palestra e citou um salmo do judaísmo que, segundo ele, é usado também no cristianismo e no islamismo: “Justiça e paz se abraçarão”. Este é um dos salmos mais belos do judaísmo, segundo o palestrante. Para ele, é importante defender a justiça e a paz de forma pacífica, mas não passiva, “porque os ausentes nunca têm razão, é preciso protagonismo”.

Assista à palestra: