A nova defensora-pública Geral de Minas Gerais, Raquel da Costa Dias, tomou posse na manhã desta segunda-feira, 23, em solenidade realizada na sede da Defensoria, em Belo Horizonte. Diversas autoridades e representantes dos poderes públicos participaram da solenidade, entre eles o governador do Estado, Romeu Zema; o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; o presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes; o presidente do TJMMG, desembargador Rúbio Paulino Coelho; e o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares.

Ao entregar o cargo para a nova defensora, o então defensor-público geral, Gério Patrocínio Soares, falou da importância do fortalecimento institucional e das parcerias realizadas pelas instituições durante seus dois mandatos (2018/2022). “Parceria de levar Direito a quem precisa e se comover com a dor do outro. Os resultados que hoje colhemos se devem às parcerias que fizemos e ao trabalho diuturno em prol daqueles que mais precisam”, afirmou o defensor desejando êxito à nova defensora-pública.

Raquel da Costa Dias é quarta mulher a ocupar o cargo mais alto da Defensoria Pública mineira. Durante discurso de posse, ela agradeceu a todos os presentes e aos colegas defensores pela confiança em seu trabalho. Raquel foi eleita com 93% dos votos. “Venho de uma família em que as mulheres sempre foram tratadas em pé de igualdade”, afirmou ela, apresentando sua avó, que estava na platéia e completa 100 anos no próximo mês de setembro. Para Raquel da Costa, é um orgulho fazer parte da Defensoria e ser a quarta mulher a ocupar o cargo de defensora-pública Geral no Estado. “Prometo honrar a confiança que depositaram em mim”, disse.

O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, cumprimentou a nova defensora-pública e destacou a importância do papel da Defensoria Pública para a democracia. De acordo com ele, assim como a Magistratura, o MP e demais operadores do Direito, a Defensoria Pública é essencial para o estado democrático.

Trajetória

Raquel da Costa Dias é natural de Belo Horizonte, ingressou na carreira de Defensora Pública em 2005. Antes, atuou como oficial do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Na Defensoria Pública exerceu a função de coordenadora local da unidade de Nova Lima, coordenadora das Defensorias de Famílias e Sucessões da Capital, assessora Jurídico-Institucional da Defensoria Pública-Geral, coordenadora de Estágio e Serviço Voluntário da DPMG e chefe de Gabinete. Raquel é formada em Direito pela Faculdade Milton Campos, possui Pós-Graduação Lato Sensu em Direito e Assistência Jurídica, no Instituto para o Desenvolvimento Democrático – IDDE – em parceria com o Ius Gentium Conimbrigae/Centro de Direitos Humanos, sediado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/Portugal. Também é pós-graduada em Controle Externo, realizada pela Escola de Contas e Capacitação Prof. Pedro Aleixo, em convênio com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.