O governador Romeu Zema tomou posse neste sábado, 15/2, como presidente de Honra do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), durante solenidade realizada na sede da entidade, em Belo Horizonte. Romeu Zema é o décimo governador de Minas a ocupar a Presidência de honra do IHGMG, em reconhecimento pelo trabalho do governador à frente do Estado e em benefício dos mineiros.

 

O ex-presidente da Amagis e membro do Instituto, desembargador Bruno Terra Dias, representou a presidente, juíza Rosimere Couto, na solenidade. Segundo Bruno Terra, é uma grande satisfação representar a Associação em um momento tão importante das instituições. “Pois são nessas oportunidades, com a presença maciça de autoridades presentes, que podemos reconhecer o governo do Estado abraçando as instituições e estas sendo respeitadas e revalorizadas no universo do Estado”, destacou.

Em seu discurso, o governador Romeu Zema mencionou a importância dos aspectos da cultura do povo mineiro, seus modos de falar, a típica culinária mineira e o reconhecimento pela Unesco como patrimônio da humanidade do modo de fazer o queijo artesanal mineiro. E destacou ainda sua honra em receber a homenagem desta Casa que busca preservar a cultura e história dos mineiros. 



O presidente do IHGMG, José Carlos Serufo, agradeceu ao governador por participar da solenidade e convidou-o para estar presente nas reuniões do Instituto, colocando o IHGMG à disposição do governador e desejando ser parceiro em ações e projetos para o bem do povo mineiro. 

Durante a solenidade, o governador recebeu a medalha João Pinheiro, símbolo da titularidade dos membros do IHGMG, um diploma de honra da Casa João Pinheiro e um troféu com um Almocrafe, uma antiga ferramenta utilizada na mineração.

No evento, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, foi representado pelo 2º vice-presidente e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Saulo Versiani Penna. Também estiveram presentes o 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima; a vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça; superintendente da Memória do Judiciário (Mejud) e associado do IHGMG, desembargador Osvaldo Oliveira Araújo Firmo; o desembargador Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, Fernando Armando Ribeiro; o desembargador do TJMG Marcos Henrique Caldeira Brant e o juiz Renato César Jardim, também associados do IHGMG.