montes_claros2_copy.jpgA Amagis tem sido parceira do Governo de Minas em diversos projetos sociais. Ontem, 14, o vice-presidente de Saúde da Associação, juiz Bruno Terra Dias, designado pelo presidente da Amagis, juiz Nelson Missias de Morais, para representar a entidade nos projetos em parceria com o Executivo estadual, participou do lançamento do Disque- Denúncia na cidade de Montes Claros, no Norte de Minas, feito pelo vice-governador, Antonio Augusto Junho Anastasia, e o secretário de Defesa Social, Maurício Campos Júnior. Também esteve presente também o juiz Laílson Braga Baeta Neves, diretor do foro da comarca de Montes Claros e coordenador regional da Amagis.

Segundo Bruno Terra Dias, foram tratados diversos temas cunho social. “Discutimos uma temática muito própria de interesse da magistratura, que é a implantação do Dique-Denúncia pela Secretaria de Defesa Social, na busca da redução dos índices de violência e criminalidade em todo nosso Estado”, afirmou.

Por meio de ligação gratuita e totalmente sigilosa ao número 181, todo cidadão pode denunciar indícios de crime, fornecer pistas de criminosos e indicar situações de risco de incêndios e outros sinistros.

Durante a solenidade, foram apresentados os resultados do sistema na Grande BH, onde foi inicialmente implantado, em novembro de 2007. Nos dezoito meses de funcionamento, foi registrado um milhão de chamadas e 70 mil denúncias. “É muita coisa. Os números aqui identificados são falantes por si só. Tenho certeza que a iniciativa em Montes Claros também será exitosa”, ressaltou Augusto Anastasia.

Também foram entregues 22 novas viaturas para a Polícia Civil de Montes Claros. Os veículos fazem parte do total de 1.113 novas viaturas que o Governo de Minas adquiriu para as forças de segurança do Estado este ano.

Atuação Social

De acordo com o juiz Bruno Terra Dias, também foram discutidos outros programas sociais de alcance regional, como a implantação de máquinas para a produção de água a partir da unidade do ar, para regiões onde há escassez, “numa perspectiva de alteração de uma realidade bastante triste da região Norte de Minas. Também houve discussão a respeito do programa Proteja Nossas Crianças, que foi lançado em abril do ano passado pelo Governo do Estado”, disse.

Parcerias

A Amagis é parceira do Governo de Minas em projetos como o “Toda Criança em Família”, que foi objeto da assinatura de um convênio entre as instituições no ano passado. A “Campanha Mude um Destino”, lançada pela Amagis em Minas Gerais, em 2008, também recebeu o apoio do Executivo estadual, a fim de incentivar a adoção. O projeto “Casas de Justiça e Cidadania”, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), também está sendo desenvolvido, em Minas, pela Amagis em parceria do Governo do Estado.

Amams

Os juízes Bruno Terra Dias e Laílson Braga Baeta Neves também participaram da solenidade de posse da nova diretoria da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), que aconteceu no mesmo local do lançamento do Dique-Denúncia. O novo presidente da Amams e prefeito da cidade de Patis, Valmir Moraes de Sá, fez questão de ressaltar os avanços na região Norte com os investimentos feitos pelo Estado.

montes_claros_copy.jpg