Debater a importância do papel das Ouvidorias como instrumento democrático de aperfeiçoamento da prestação de serviços públicos foi um dos objetivos da Reunião de Ouvidores Públicos realizada nesta quarta-feira, 14, no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. O ouvidor da Amagis, juiz Auro Aparecido Maia de Andrade, participou da reunião.
Os participantes foram recebidos pelo ouvidor da Justiça Eleitoral do Estado, juiz Marcelo Paulo Salgado, e pelo presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Torres Soares. O ouvidor da Amagis, juiz Auro Aparecido Maia, participou do encontro, que contou também com a presença de ouvidores e representantes da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais, das Ouvidorias do TJMG, do TCEMG, das Prefeituras de Belo Horizonte, Contagem e Ribeirão das Neves e da OAB-MG, entre outras. Também participou da reunião o Desembargador Genil Anacleto Rodrigues Filho, ouvidor-adjunto do TJMG, representando o ouvidor, Desembargador Cássio Souza Salomé. O vice-presidente do TRE-MG e corregedor eleitoral, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, que também é diretor Patrimonial da Amagis, também esteve presente.
Encontro de ouvidores foi realizado na sede do TRE-MG, em Belo Horizonte
Entre os assuntos debatidos no encontro, estava a reativação da Rede Ouvir-MG, que é a Rede Mineira de Ouvidorias Públicas, criada pelo TRE-MG reunindo ouvidores do Estado de Minas Gerais, Prefeituras e entidades. A Rede ficou desativada durante a pandemia.
Durante o encontro, o desembargador Maurício Soares, que já foi ouvidor eleitoral, falou sobre a importância da Ouvidoria nas instituições públicas. De acordo com ele, a ouvidoria é o órgão que dá a voz ao cidadão. O papel das ouvidorias também foi destacado pelo ouvidor eleitoral, juiz Marcelo Salgado, segundo o qual a Ouvidoria leva a voz do cidadão mineiro e suas demandas para dentro da instituição possibilitando o aprimoramento do serviço prestado por aquele órgão ou entidade. Abordar a importância das ouvidorias, ainda de acordo com o juiz Marcelo Salgado, é de fundamental importância sobretudo neste ano de eleições quando se faz ainda mais necessário o uso de informações precisas e esclarecedoras para a população.
Para o ouvidor da Amagis, juiz Auro Aparecido Maia, a reunião foi muito positiva. uma vez que possibilitou a troca de experiências entre diversas instituições e entidades. Segundo ele, as ouvidorias promovem a qualidade de comunicação entre as instituições e seu público, funcionando como ferramentas de transparência e eficácia e aperfeiçoando a qualidade dos serviços prestados.