A Amagis participou nesta terça-feira, 12/9, da solenidade de inauguração do novo Fórum Ministro Francisco Campos, na Comarca de Pompéu, região Central do Estado. O juiz Fábio Magrini, membro do Conselho Deliberativo da Amagis, representou o presidente da Associação, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, na solenidade que foi conduzida pelo presidente do TJMG desembargador José Arthur de Carvalho.

O novo fórum possui quase 1,4 mil metros quadrados de área construída, dois pavimentos, espaço para abrigar até duas varas, amplas salas para o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), juizado especial, secretarias, Ministério Público, Defensoria Pública e OAB. O espaço conta ainda com total acessibilidade para portadores de necessidades especiais, ar-condicionado central, sistema de segurança e estacionamento para carros, motos e bicicletas.

Também participaram do evento o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior; o desembargador José Eustáquio Lucas Pereira; o juiz auxiliar da Presidência Eduardo Gomes dos Reis; o secretário Executivo de Governança e Gestão Estratégica do TJMG, Guilherme Augusto Mendes do Valle; a diretora do foro, juíza Rafaella Amaral Oliveira; e magistrados da comarca.

Em seu discurso, o presidente José Arthur agradeceu a todos que contribuíram para a concretização da obra do novo Fórum, dentre eles, o superintendente de Obras do Tribunal, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; o juiz auxiliar da Presidência e coordenador da Diretoria de Engenharia e Gestão Predial (Dengep), Eduardo Gomes Reis; o diretor da Dengep, Marcelo Junqueira; a diretora do foro da comarca, juíza Rafaella Amaral de Oliveira; o prefeito de Pompéu, Ozeas da Silva Campos, responsável pela doação do terreno ao Estado; e os cidadãos de Pompéu e do distrito de Silva Campos, que integra a comarca.

“Faço ainda aqui uma menção especial ao meu colega desembargador Belizário de Lacerda, filho orgulhoso da terra. Notável magistrado, jurista e professor, Belizário de Lacerda descende de Dona Joaquina do Pompéu, uma mulher que, mesmo em uma sociedade profundamente patriarcal, exerceu liderança nessa região e foi uma das poucas figuras femininas a participar do movimento de Independência do Brasil, deixando para a posteridade um importante legado de coragem, força e autonomia, que o desembargador e muito de seus conterrâneos honram, todos os dias”, concluiu.

Conforto e modernidade

A diretora do foro de Pompéu, juíza Rafaella Amaral Oliveira, disse que o novo Fórum Ministro Francisco Campos oferecerá maior conforto para magistrados, servidores, colaboradores, estagiários e principalmente ao jurisdicionado da comarca. “A edificação (antiga) é espaçosa, mas não tinha como comportar, no futuro, a instalação de uma nova vara na comarca”, disse a magistrada.

Para a juíza, a nova edificação trará maior motivação aos servidores, melhorando a vida do jurisdicionado, com demandas judiciais mais céleres. “O novo fórum é bem mais moderno, confortável e está preparado para a instalação de uma segunda vara, o que elevaria a comarca para segunda entrância”, acrescentou a juíza Rafaella Amaral Oliveira.

Durante o evento, o presidente José Arthur Filho foi homenageado e recebeu das mãos da diretora do foro de Pompéu, juíza Rafaella Amaral, uma cesta com produtos típicos da região. O desembargador Belizário Antônio Lacerda, o juiz Geraldo Hamilton de Menezes e o jurista José Afonso da Silva, nascidos na cidade, também foram homenageados pela diretora do foro. José Afonso foi representado por Hugo de Castro Machado, integrante da família. (Com informações e fotos do TJMG)